Aditivos possibilitam redução da espessura e aumento das propriedades de barreira em embalagens flexíveis.

A produção de embalagens cresceu rapidamente à medida que o comércio de produtos se tornou mais sofisticado nas últimas décadas. A embalagem é simultaneamente o invólucro que protege e identifica a imagem da marca. No entanto, nos últimos anos, ela também precisa ter a característica de ser sustentável. A busca de embalagens sustentáveis pelos fabricantes exige soluções em tecnologia.

Tecnologia inovadora para embalagens sustentáveis

A Milliken tem se empenhado em ajudar o mercado a alcançar seus objetivos de sustentabilidade. Uma das soluções mais avançadas da Milliken é o aditivo UltraGuard, que, segundo a empresa, oferece otimização do custo-benefício para fabricantes de embalagens. A empresa afirma ter desenvolvido conhecimento técnico para avaliar a resposta das resinas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL) em seus laboratórios.

Desenvolvimento de embalagens recicláveis

De acordo com Edmar Nogueira, gerente técnico da Milliken, a indústria de resinas e embalagens tem trabalhado em soluções recicláveis, eliminando camadas metalizadas ou outros polímeros, como Nylon e PET (Polietileno Tereftalato). Para isso, é necessário otimizar as formulações e, muitas vezes, utilizar tecnologias que promovam um aumento significativo nas propriedades de barreira do Polietileno, como o UltraGuard, que melhora a barreira a gases e gordura em até 60%, afirma Nogueira.

Parcerias de sucesso para embalagens sustentáveis

O Grupo finlandês Huhtamaki, que atua na produção de embalagens flexíveis, fez parceria com a Milliken para desenvolver um laminado monomaterial mais sustentável para uso em tubos de cosméticos, pasta de dentes e outros produtos de cuidados pessoais.

Além disso, a Milliken desenvolveu ferramentas para estimar a barreira a gases de estruturas, com alto nível de precisão, que ajudam a reduzir tempo e custo no desenvolvimento desses sistemas de embalagens. Todo esse aparato, juntamente com sua participação nas etapas de formulação e testes, está à disposição dos produtores de embalagens em busca de soluções mais sustentáveis.

O trabalho desenvolvido em conjunto com empresas parceiras tem resultado em aplicações comerciais, principalmente nos mercados de alimentos secos, como leite em pó, castanhas, achocolatados e pão, e também em Pet Food, com melhorias na barreira à gordura, entre outros.

Economia e desempenho das embalagens flexíveis de polietileno

De acordo com a Milliken, a aplicação da tecnologia UltraGuard Natural 1002, que permite aumentar ou melhorar a barreira de umidade em embalagens flexíveis de polietileno, pode proporcionar ganhos significativos, variando de 20% a 60%, dependendo da resina e da estrutura aplicadas nas embalagens. Isso é garantido sem comprometer o desempenho. O UltraGuard é uma solução de alta barreira para embalagens flexíveis de polietileno. A Milliken assegura que o produto possibilita a redução da espessura e do peso dos filmes, e em certos casos permite a eliminação da camada metalizada das embalagens, facilitando a obtenção de um monomaterial flexível de polietileno.

A Milliken & Company possui oito mil colaboradores, distribuídos por 46 localidades, oferecendo soluções inovadoras nos setores têxteis, pisos, química e saúde.

Blog Plástico de Engenharia

Relacionado

Tags: Embalagens, Embalagens Monocamadas, Filmes, Filmes monocamada, Huhtamaki, Milliken, Plásticos, Polietileno, Poliolefinas, UltraGuard


Este post foi publicado em 27/07/2023 às 17:38 e está arquivado em Embalagens, Embalagens Monocamada, Filmes, Plásticos, Polietileno. Você pode acompanhar as respostas a este post através do RSS

#Aditivos #viabilizam #redução #espessura #aumento #propriedades #barreira #embalagens #flexíveis

Última atualização em 2 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Braskem aumenta produção de biopolímeros em 30% com investimento de US$ 87 milhões

Next Article

Embala Nordeste traz soluções para Fortaleza de 8 a 9 de agosto




Related Posts