A activas, empresa brasileira de distribuição de plásticos, se tornou a primeira do mundo no segmento a receber a certificação de Empresa B, que avalia a sustentabilidade das empresas de acordo com critérios rigorosos. A certificação é concedida pelo B Lab, uma rede sem fins lucrativos que busca reconhecer e qualificar empresas que equilibram lucro com impactos positivos nas áreas social e ambiental, promovendo um sistema econômico mais equitativo, inclusivo e regenerativo. Atualmente, o Sistema B contempla no Brasil 275 empresas de diversos setores, sendo que apenas 23% delas marcaram presença na lista Best For The World 2022, que reconhece as melhores práticas nas cinco dimensões de impacto: comunidade, clientes, meio ambiente, governança e trabalhadores.
O processo de certificação e os resultados para a empresa
O processo de certificação da activas durou dois anos e envolveu todos os seus colaboradores. A empresa foi submetida a uma série de questionários, avaliações e entrevistas em todas as áreas, tendo que demonstrar as evoluções ocorridas nos últimos anos com a implantação de um modelo de gestão ESG (ambiental, social e de governança). Entre as iniciativas tomadas pela activas estão a compensação de emissões de carbono, governança, ajustes e criação de políticas e comitês para apoio à estratégia ESG, entre outras.
Os resultados deste trabalho resultou em uma notificação que qualificou a empresa dentro dos parâmetros globais de excelência determinados pela rede. Além da melhoria da imagem e reputação da empresa, a certificação traz vários benefícios para uma empresa B, como a diferenciação competitiva, melhoria dos processos internos, ampliação das conexões com outras empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável, abrindo também novas possibilidades de parcerias e negócios.
O impacto da certificação para a empresa e para o mercado
A certificação da activas como Empresa B reflete não só a essência da empresa, que sempre teve um olhar afinado para as principais tendências e demandas em diversos aspectos, mas também a capacidade de estar conectada com o Zeitgeist (“espírito do tempo”). Para Fernanda Boldo, Head Comercial, Marketing e ESG da activas, a certificação tem vários reflexos positivos para uma empresa de distribuição, que faz parte de um mercado conservador onde, muitas vezes, a inovação e a adoção de uma estratégia ESG como modelos de gestão ficam em segundo plano.
A certificação como Empresa B traz uma oportunidade única de mostrar ao mercado que é possível, sim, equilibrar lucro e sustentabilidade. Além disso, a certificação reforça a imagem da empresa como antenada e inovadora, e abre portas para novas possibilidades de parcerias e negócios. Para a activas, a certificação é um reconhecimento pelo trabalho que já estava sendo desenvolvido em prol da sustentabilidade, e serve de estímulo para continuar avançando nesta direção. Para o mercado, a certificação mostra que a sustentabilidade é um tema cada vez mais importante e que as empresas precisam se adaptar a esta nova realidade para se manterem competitivas e relevantes.
Última atualização em 6 de março de 2023