Nos últimos dez anos, o mercado de madeira plástica tem crescido no Brasil. Isso porque, o uso desse material é capaz de evitar a derrubada de árvores para fabricar decks e móveis.
Com os conceitos de ESG em alta, grandes projetos urbanísticos no Brasil têm utilizado este material.
Como, por exemplo, bancos na orla de praias, decks em grandes clubes e parques, áreas de convivência entre outros.
.
O ponto de partida para a produção de madeira plástica no Brasil, é o Polietileno de Alta Densidade (PAD). “Esse tipo de plástico pode ser encontrado em garrafas de detergentes, xampus e até mesmo de água sanitária”, explica o diretor de novos negócios da Star Deck Madeiras, Eduardo Aparecido.
Depois de triturado, e transformado em grãos, junto com aditivos, o plástico moído é sugado por uma tubulação até o misturador.
Em seguida, a mistura forma uma massa aquecida a 180 graus para ser rapidamente resfriada em água gelada, para condensar, a aproximadamente dez graus centígrados.
No caso da madeira plástica ela é encapsulada em uma extrusora, formando a textura 3D.
Propriedades desse material
A princípio, a madeira plástica é resistente ao sol e ao frio. Tem vida útil longa: dura em média 50 a 80 anos.
Assim como, é impermeável, fácil de limpar e manusear, e mais: cupins não se alimentam de plástico.
Em termos de preço, a madeira plástica ainda é, em média, 20% mais cara que a natural no imediato.
Porém, a médio e longo prazo, ela é uma opção econômica já que não precisa de manutenção, como lixar e envernizar.
Assim, eliminando custos a cada manutenção, sem falar que a madeira natural perde a sua beleza e acabamento perfeito em cada manutenção.
Aparecido explica que: “Tudo é uma questão de tempo, investimentos e normas mais rígidas para sustentabilidade”.
Ele conta que: “Já tivemos um grande progresso com o avanço da cultura ESG e em pouco tempo, o preço já é igual a madeira certificada de qualidade”.
O mercado de madeira plástica no Brasil
Sobretudo, a lista de produtos feitos com madeira plástica já não é só de móveis e decks. Não há números oficiais sobre produção de madeira plástica no Brasil.
O que se sabe é que o número de fábricas é muito reduzido, no entanto, o conhecimento da madeira plástica a cada dia é maior no país.
Dessa forma, a madeira convencional está perdendo espaço principalmente para áreas externas, onde a durabilidade do material plástico é de até 10x mais que a madeira natural.
Assim como, a cada dia fica mais difícil obter a certificação de madeira de reflorestamento.
Bem diferente da situação nos Estados Unidos e na Europa, a madeira ecológica é uma realidade cada vez mais presente nos projetos.
No Brasil, apenas numa fábrica, são produzidas 200 toneladas de madeira plástica por mês.
Isto é, em seis anos de produção, evitou-se o corte de 180 mil árvores, o equivalente a 400 campos de futebol cobertos de florestas.
Diante disso, fica evidente que o Brasil não precisa desmatar para produzir madeira.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Com mais durabilidade que a madeira natural, a produção de madeira plástica tem crescido no Brasil devido aos seus benefícios
Última atualização em 29 de outubro de 2022