A alta na comercialização das resinas 

A alta na comercialização das resinas 

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) fechou o primeiro semestre deste ano distribuindo 140.272 toneladas de plástico.

Nesse número, é levado em consideração as resinas commodities, plástico de engenharia e filmes biorientados distribuídos pelos associados de janeiro a julho.

Sobretudo, esse total representa um crescimento de 7,5%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, que registrou 130,444 toneladas.

.

Para Laércio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST, esse é um resultado bastante importante para a cadeia do plástico.

Nesse sentido, ele sinaliza: “O segundo semestre deste ano ainda nos deixa apreensivos devido aos inúmeros fatores, como dólar, problemas de logística internacional e eleições, mas seguimos otimistas”.

Destaque no mercado de BOPP e BOPET

resinas adirplast

A princípio, um dos mercados com mais destaque neste primeiro semestre foi o dos plásticos BOPP e BOPET. 

Isso porque, os distribuidores da entidade deste segmento de filmes biorientados tiveram um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2021.

Para Cláudia Savioli, da Polymark, mesmo com o fluxo comercial tenso no exterior, o Brasil vem somando boas variáveis: “A indústria está aproveitando a melhora da economia pós-pandemia e a cadeia do plástico vem se comportando bem nos números”.

Apesar disso, ela destaca que ainda é um momento de cautela. “Mesmo com auxílio emergencial do governo, embalagens positivas e a busca pela vida mais saudável, ainda temos dificuldades com os preços e juros acumulados neste período”, afirma.

Além disso, a executiva acredita que o segundo semestre deste ano deve seguir a mesma tendência do primeiro. “Acredito que os números continuarão em aclive, conforme a sazonalidade histórica de mercado”.

Ainda mais, entre os distribuidores de plástico de engenharia o aumento nas vendas nos primeiros seis meses deste ano foi de 5%.

Isto é, em relação ao 2º semestre do ano passado. “Em 2021 sofremos com a falta de matéria-prima, já este ano não tivemos este problema e os números são frutos do restabelecimento do fornecimento”, explica Osvaldo Cruz, da Entec Polimeros.

Dessa forma, considerando a venda das resinas commodities no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021.

O destaque fica com a resina PS (poliestireno), que teve um aumento de 28%, e com o PP, com 5%. “O aquecimento do consumo é fator decisivo para este aumento”, finaliza Gonçalves.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

As resinas BOPP e BOPET tiveram aumento de 19% comparado ao primeiro semestre do ano passado

Última atualização em 6 de outubro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Apple corrige bugs de notch no MacBook Pro ocultando notch

Next Article
Produção brasileira de embalagens plásticas flexíveis cai no primeiro semestre de 2022

Produção brasileira de embalagens plásticas flexíveis cai no primeiro semestre de 2022




Related Posts