Parlamentares da União Europeia (UE) se reunirão no dia 7 de junho, próxima terça-feira, para definir a padronização da entrada do smartphone. Os países devem definir as novas regras. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (03) pelo Reuters. Quando o negócio for finalizado, o principal afetado deverá ser a Apple, que criticou as propostas da UE.
Há quase uma década, legisladores na Europa debatem sobre a unificação do formato do plugue do carregador de celulares. Atualmente, enquanto a maioria dos modelos utiliza o padrão USB-C, a Apple aposta no formato proprietário Lightning.
Além das entradas, a UE também pretende legalizar os sistemas de carregamento sem fio. E os dispositivos móveis não serão os únicos eletrônicos afetados, pois espera-se que os notebooks se juntem à unificação. Neste caso dos computadores, Samsung e Huawei estão entre as empresas mais afetadas.
De acordo com ReutersA Apple não se posicionou sobre o assunto, no entanto, antes, a Apple já havia dito publicamente que a padronização de plugues pode atrapalhar a inovação e que forçar os usuários a trocar de carregador gerará muito lixo eletrônico.
Última atualização em 15 de agosto de 2022