A tecnologia Taxa de hash leve (LHR), que limita o poder de mineração de criptomoedas em placas Nvidia, foi “craqueado” com sucesso por duas empresas nos últimos dias, recuperando 100% do desempenho dos dispositivos. Uma delas foi a NiceHash, que anunciou o feito no sábado (7).
Segundo o corretor, foi possível restaurar 100% do poder de mineração Ethereum das GPUs Nvidiausando o software QuickMiner (Excavator) para desbloquear o algoritmo LHR. O programa funciona apenas em computadores Windows e suporta o algoritmo DaggerHashimoto (Ethash).
- Nvidia multada por ocultar vendas de GPU de criptomoeda
Nesta segunda-feira (9), foi a vez da NBMiner anunciar seu software que desbloqueia totalmente o LHR das placas de vídeo, restaurando também o desempenho máximo das unidades de processamento gráfico da marca. Neste caso, o programa se concentra em PCs que executam Linux.
Resultado do desbloqueio do LHR realizado pelo programa NiceHash.Fonte: NiceHash/Divulgação
Lançado no ano passado, o limitador de mineração da Nvidia surgiu para atender ao público gamer, já que a alta demanda dos mineradores por GPUs elevou os preços do produto. Desde então, várias empresas tentaram desbloquear o recurso, mas nenhuma delas removeu completamente o LHR, pois NiceHash e NBMiner afirmam ter conseguido.
modelos desbloqueados
De acordo com a NiceHash, que não forneceu mais detalhes sobre o funcionamento do método, o software é capaz de desativar o LHR nas seguintes placas:
- RTX 3060 LHR (50 MH/s)
- RTX 3060 Ti LHR (60 MH/s)
- RTX 3070 LHR (60 MH/s)
- RTX 3070 Ti LHR (81 MHz)
- RTX 3080 10 GB LHR (98 MH/s)
- RTX 3080 Ti LHR (120 MHz)
No caso da NBMiner, que também optou por manter em sigilo as informações sobre o funcionamento de seu software, o desbloqueio é feito na GPU RTX 30 instalado em máquinas rodando Linux.
Última atualização em 22 de agosto de 2022