Intel reduz preços de CPU de servidor para combater AMD

Enfrentando uma concorrência acirrada com a AMD no mercado de servidores, a Intel estaria baixando os preços de seus processadores neste segmento, embora o movimento seja mais uma estratégia para atrair clientes de seu principal concorrente. A participação estimada da AMD no mercado de chips para servidores é de 9,5% este ano, 4% a mais do que em 2020.

A AMD fez avanços importantes no mercado de CPU de servidor no ano passado, indicando uma forte demanda por seus chips. Um dos principais distribuidores de estações de trabalho, a Puget Systems, relatou um crescimento impressionante na participação da AMD entre seus clientes, que teria aumentado de 5% em junho de 2020 para 60% hoje.

No entanto, a empresa está enfrentando restrições de fornecimento que a impedem de atender toda a demanda do setor, o que levou alguns operadores de datacenter de computação em nuvem a considerar o retorno ao Blue Team. Isso ocorre porque as grandes empresas que desejam mudar sua estrutura de servidor não podem simplesmente esperar que os chips AMD estejam disponíveis.

Vantagens da Intel

Fonte: Wikimedia Commons/ReproduçãoFonte: Wikimedia Commons/ReproduçãoFonte: Wikimedia Commons

Apesar de alguns relatos apontarem para uma relativa normalização nas entregas de CPU da AMD, mesmo assim, a empresa continua tendo algumas desvantagens em relação ao concorrente, ainda mais em um cenário de flexibilidade de preços. O primeiro é o tamanho, pois ao contrário da Intel, que tem mais fontes de receita, a AMD não tem instalações próprias para fabricar seus revolucionários chips Zen.

A Intel, por sua vez, é uma fabricante de dispositivos integrados, capaz de projetar e fabricar seus semicondutores. Isso significa que a empresa consegue alavancar sua integração vertical, dentro de uma cadeia de suprimentos gerenciada e proprietária que permite receitas flexíveis para ajustar o preço final.

Última atualização em 27 de outubro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

iPhone 13 Pro tem GPU 55% mais potente que o iPhone 12 Pro

Next Article

iPhone 13 não teve aumento de RAM em relação ao iPhone 12




Related Posts