No mês passado, o Google foi forçado a desligue um de seus centros de dados em Londres no que foi considerado o dia mais quente do ano no Reino Unido até agora. O fracasso da zona “europe-west2-a” causou vários problemas, e a gigante da tecnologia esclareceu alguns detalhes do ocorrido.
Segundo a empresa, o problema foi resultado de uma sequência de eventos agravados pelo clima incomum em Londres e em todo o Reino Unido. Vários sistemas de refrigeração combinados falharam e, enfrentando temperaturas externas “extraordinariamente altas” ao mesmo tempo, não foi possível manter uma temperatura operacional segura. Os engenheiros do Google desligaram o data center enquanto o sistema de refrigeração era consertado.
Serviços do Google inativos
Vários serviços do Google, como Compute Engine, Persistent Disk (PD) e Google Cloud Storage, sofreram com o encerramento de instâncias, degradação e problemas de rede. O impacto total foi estimado em 18 horas e 23 minutos.
O Google também atribuiu o erro à modificação inadvertida do roteamento de tráfego para serviços internos, evitando que as três zonas da região “europe-west2”, em vez de apenas a zona “europe-west2-a”, sejam afetadas. Isso impedia que os clientes acessassem dados de serviços de armazenamento regionais em várias zonas.
A empresa já se comprometeu a tomar novas iniciativas e evitar que esses tipos de falhas afetem novamente sua hospedagem na nuvem.
Última atualização em 3 de agosto de 2022