A fabricante de dispositivos fitness vestíveis Fitbit anunciou nesta quarta-feira (2) o recall das pulseiras inteligentes da família Iônico.
Segundo a empresa, a bateria de íons de lítio nesses modelos pode sobrecarregar “em ocasiões muito limitadas”, o que acaba criando risco de queimaduras na pele dos usuários. Ao todo, foram registradas mais de 100 reclamações de aquecimento da região e 78 reclamações de queimaduras.
A Ionic foi vendida entre 2017 e 2020 e já é considerada obsoleta pela empresa. Só nos Estados Unidos, mais de um milhão de unidades foram vendidas, além de cerca de 693.000 em todo o mundo. Outros dispositivos da mesma marca não foram afetados pela falha e podem ser usados normalmente.
Um Iônico.Fonte: Fitbit
Eu tenho um, e agora?
A empresa recomenda que todos os usuários do Ionic parem imediatamente de usar o produto para evitar mais lesões.
Qualquer pessoa que possua uma pulseira inteligente Fitbit Ionic tem direito a um reembolso da empresa, além de um cupom de desconto do fabricante. Para isso, é necessário inicialmente acessar o site do recall e fazer um cadastro rápido para receber as orientações.
O Fitbit confirmará sua conta e dessincronizará o dispositivo com o banco de dados, tornando-o inutilizável. Só então você deve enviá-lo ao fabricante ou reciclá-lo por seus próprios meios em sua região.
Última atualização em 6 de setembro de 2022