Desvende a transformação do icônico Pegaso em Iveco e surpreenda-se!

Caminhões gringos: Pegaso, o cavalo alado espanhol que virou Iveco

Pegaso: A História da Marca de Caminhões e Ônibus

A Pegaso foi uma renomada fabricante espanhola de caminhões e ônibus que marcou época na Europa entre os anos de 1950 e 1986. Fundada como ENASA (Empresa Nacional de Autocamiones S.A.), a empresa foi absorvida pela Iveco na década de 1990. Neste artigo, vamos explorar a história e os principais modelos produzidos pela Pegaso.

A Ascensão da Pegaso na Europa

Com seu primeiro caminhão “Mofletes” lançado em 1947, a Pegaso conquistou sucesso na Europa. Inicialmente, a marca utilizou a moderna cabine plana herdada do Hispano Suiza 66-D, uma referência da época. Os primeiros modelos de caminhões da Pegaso, como o Hispano Pegaso I e o Pegaso II, foram instantaneamente populares e ficaram conhecidos como caminhões do “tipo Pegaso”.

O Primeiro Caminhão 100% Pegaso

O avançado caminhão Z-207 ‘Barajas’ foi o primeiro caminhão 100% Pegaso, produzido independentemente da ENASA. O Z-207 tinha um peso máximo autorizado de 11.000 quilos e alcançava velocidades acima de 90 km/h. Sua tecnologia incluía um motor diesel de alumínio com injeção direta e suspensão dianteira independente, desenvolvida a partir do bloco Hispano-Suiza 66. Foram vendidas 4.412 unidades deste modelo.

O Nome e o Logotipo da Pegaso

O nome Pegaso foi inspirado no cavalo alado da mitologia grega, simbolizando poder e leveza. Já o logotipo da marca é representado por um cavalo alado. Curiosamente, a escolha do logotipo foi feita de forma provocativa, visando superar o da Ferrari, cujo fundador Enzo era um arqui-inimigo de Wifredo, fundador da Pegaso, durante o tempo em que ambos trabalharam juntos na Alfa Romeo.

Os Modelos de Sucesso da Pegaso

A marca Pegaso conquistou a Espanha e outros países da Europa com seus modelos inovadores. Além do Z-207, destacam-se o Pegaso Z-601, o Pegaso 1080 com seu design de “cabine quadrada”, que foi o caminhão mais potente da Europa em seu período, e o Troner, último modelo produzido pela Pegaso.

A Aquisição pela Iveco

Nos anos 1990, a Iveco e o governo espanhol chegaram a um acordo para a integração da ENASA no grupo italiano. A Iveco, que já possuía marcas como Magirus, Unic, OM e as divisões de caminhões Fiat e Lancia desde 1975, assumiu as operações da Pegaso. Sob essa nova tutela, o Pegaso Troner foi lançado e produzido até 1993.

Atualmente, a Iveco considera a Pegaso parte de seu DNA e, para celebrar o aniversário de 75 anos da marca, lançou uma edição especial e comemorativa do modelo Stralis XP. O “Stralis Pegaso” é descrito pela Iveco como um “caminhão fora de série, com emoções ilimitadas nos quesitos confiabilidade e resposta, tornando-o único”. Serão disponibilizadas 140 unidades, sendo 70 em azul e 70 em branco, no mercado europeu.

Principais Marcos na História da Pegaso

  • 1946 – Nasce a ENASA e sua nova identidade: Pegaso
  • 1947 – Lançamento do Pegaso II, também conhecido como “Mofletes”. Surge o motor Pegaso a diesel
  • 1951 – Lançamento do Pegaso esportivo Z-102, que quebra o recorde mundial de velocidade
  • 1955 – Produção do primeiro caminhão em Madrid, Espanha, o Pegaso Z-207
  • 1982 – Apresentação da nova gama de caminhões, a T-I
  • 1984 – Primeira participação da Pegaso no Rally Dakar
  • 1987 – Lançamento da gama Troner, a maior da Pegaso
  • 1990 – A Iveco assume as operações da Pegaso

Você conhecia a história e os modelos da Pegaso? Comente abaixo e participe da nossa conversa!


#Caminhões #gringos #Pegaso #cavalo #alado #espanhol #virou #Iveco

Última atualização em 7 de março de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Descubra os Segredos dos Controles de Soldagem Ultrassônica: Aumente a Eficiência e Reduza Custos!

Next Article
“Seu pasto é lavoura”: 9 questões que você precisa saber para não errar no manejo

Descubra os segredos do manejo de pastagens em 9 passos




Related Posts