O Cartão Cidadão é um documento que permite aqueles que não possuem conta na Caixa Econômica Federal (CEF) tenham acesso facilitado aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas. Ele é emitido como um cartão magnético, desses utilizados em caixas eletrônicos, e pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela CEF espalhados pelo país.
O Cartão Cidadão pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha algum benefício social e/ou trabalhista, como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Bolsa Família, disponível para saque, e não disponha de conta na CEF. Caso a pessoa tenha conta-poupança e/ou corrente na Caixa, os valores são creditados automaticamente e podem ser sacados com o cartão da conta que o cliente já possui.
Se você quiser consultar saldos e extratos, como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS, ou mesmo a disponibilidade do Abono Salarial ou Seguro-Desemprego, é possível fazer isso por meio do site da CEF ou pelos aplicativos móveis do banco.
No caso do saque emergencial do FGTS, a CEF lançou um portal dedicado para a consulta.
Cartão Cidadão facilita a vida de milhares de cidadãos brasileiros que não possuem conta na Caixa Econômica.Fonte: Escola e Educação/Reprodução
Como fazer seu Cartão Cidadão (1ª e 2ª via)
Para ter direito ao Cartão Cidadão, basta ter algum benefício social e/ou trabalhista disponível para saque. Para solicitá-lo, compareça a uma das agências da CEF ou entre em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo número 0800-726-0207.
Para começar a utilizá-lo, cadastre uma “Senha Cidadão” em qualquer agência da Caixa ou caixas lotéricas, munido de um documento de identificação com foto, como:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação – modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital
- Carteira profissional (Ex.: OAB, CRM, etc.)
- CTPS – modelo informatizado
- Carteira funcional
- Identidade militar
- Carteira de identidade de estrangeiros
- Passaporte
A emissão da segunda via do cartão pode ser solicitada da mesma forma como a primeira via. A criação da Senha Cidadão (ou troca, em caso de esquecimento ou perda) dispensa a apresentação do cartão, caso o usuário apresente outro documento oficial com foto.
É importante salientar que, para ter o Cartão Cidadão funcional, o usuário precisa manter seu endereço e telefone atualizados.
Última atualização em 4 de junho de 2021