UMA AMD anunciou nesta segunda-feira (4) a aquisição da startup Pensamento, especializada em otimização de data centers. O negócio gira em torno de US$ 1,9 bilhão, o equivalente a R$ 8,9 bilhões no preço atual.
Fundada em 2017, a Thinking atende clientes como Nuvem IBMMicrosoft Azure, Nuvem Oracle e Goldman Sachs, entre outros gigantes do mundo corporativo. Sua plataforma possui um processador de pacotes programável que pode ser conectado em rede para acelerar vários serviços de infraestrutura simultaneamente.
Esse processo alivia a carga de trabalho da CPU e aumenta o desempenho geral do sistema, em combinação com a pilha de software. A empresa também afirma que a solução fornecida oferece de 8 a 13 vezes o desempenho dos concorrentes em implementações de nuvem do mundo real.
O processador da plataforma Pensa funciona com latência mínima.Fonte: Pensando/Divulgação
“A adesão à AMD ajudará a acelerar o crescimento em nosso negócio principal e nos permitirá buscar uma base de clientes muito maior em mais mercados”, disse Prem Jain, CEO da Pensamento. O negócio ainda será escrutinado pelas autoridades antitruste e deverá ser concluído até o final do primeiro semestre do ano.
Expandindo o portfólio da AMD
Nos últimos anos, a tradicional fabricante de processadores ampliou seu portfólio, com foco especial no centros de dados. Recentemente, a AMD adquiriu a Xilinx, desenvolvedora de arrays programáveis em campo (FPGAs), e agora terá um pacote mais completo de serviços para soluções em nuvem com a compra da Pensa.
“Hoje, com a aquisição da Pensa, adicionamos uma plataforma líder de serviços distribuídos ao nosso portfólio de CPU, GPU, FPGA e SoC adaptáveis de alto desempenho”, disse o presidente e CEO da AMD, Lisa Su. Para ela, a fusão permitirá à empresa desenvolver um “data center de última geração com o melhor desempenho, segurança, flexibilidade e menor custo total de propriedade”, concorrendo com os principais líderes de mercado.
Última atualização em 29 de agosto de 2022