A Apple já se prepara para lançar uma linha inédita de smartphones em 2021, e alguns vazamentos alimentam as expectativas de usuários ao redor do mundo. No entanto, uma parcela considerável de usuários pode se sentir incomodada se os celulares seguirem o padrão de nomenclatura da empresa e chegarem ao mercado como “iPhone 13”. Segundo uma pesquisa, um em cada cinco clientes declara ter triscaidecafobia, um medo anormal de números, considerado um sinal de má sorte em diversas culturas.
Quem traz essa revelação é a SellCell, cuja pesquisa aponta que 18,3% dos entrevistados não se sentiriam confortáveis em adquirir um aparelho que levasse o número 13. O estudo aponta que 74% dos usuários prefeririam que o celular tivesse outro nome, com 38 % sugerindo iPhone (2021) – ou iPhone 21 (16%), iPhone 12S (13%) e iPhone 14 (7%).
Por fim, 81,7% afirmaram que suas decisões de compra não seriam afetadas pelo detalhe. No total, 3 mil pessoas responderam às perguntas e, segundo a amostra, os homens (24,9%) têm cerca de duas vezes mais chances de sofrer triscaidecafobia em comparação às mulheres (11,7%). Impressões relacionadas a ações já divulgadas também fizeram parte do estudo.
Alguns clientes preferem que o novo iPhone não traga o número 13.Fonte: Reprodução/Cult of Mac
Medindo o humor
Ainda de acordo com o relatório, apenas 19,3% ficaram “extremamente” ou “muito” empolgados com o anúncio dos sistemas operacionais iOS 15 e iPadOS 15. Por outro lado, 28,1% classificaram as informações transmitidas como “um pouco” empolgantes, enquanto a maioria (52,6%) acha que o novo software é apenas “pouco” ou “nada” empolgante.
Por fim, 36% escolheriam comprar um iPhone 12 se precisassem necessariamente atualizar seus equipamentos. A ferramenta Digital Legacy, prevista para desembarcar nos novos sistemas, também foi objeto da pesquisa. Falando sobre a função que garantiria o acesso aos dados do iCloud aos “tutores” escolhidos pelos proprietários, 53,1% aprovaram a medida, desde que pudessem controlar quais informações chegariam aos herdeiros (71%).
Última atualização em 22 de dezembro de 2022