Uma scooter elétrica roubada em Nova York, nos Estados Unidos, foi encontrada após ser rastreada pelo proprietário que anexou duas AirTags a ela. A história envolvendo rastreadores da Apple foi detalhada pelo especialista em cibersegurança Dan Guido nesta segunda-feira (9), em sua conta no Twitter.
Segundo Guido, sua scooter desapareceu enquanto ele jantava em um restaurante. Ao sair do estabelecimento, o proprietário não o encontrou, mas ficou despreocupado ao lembrar que havia colocado os aparelhos nele – um estava bem visível e o outro escondido.
Monitorando a movimentação do veículo pelo aplicativo Buscar, da Apple, ele notou que o patinete não se movia há uma semana. Nesse momento, decidiu ir à polícia denunciar o furto, mas só conseguiu convencer os agentes a acompanhá-lo depois de provar que era o dono do equipamento e que não estava a utilizar a tecnologia para fins maliciosos.
Minha scooter foi roubada na semana passada. Desconhecido para o ladrão, escondi dois Airtags dentro dele. Consegui usar a rede Apple Find My e a localização de direção UWB para recuperar a scooter hoje. Aqui está como tudo aconteceu:
—Dan Guido (@dguido) 10 de agosto de 2021
Junto com a polícia, Guido foi até uma loja de bicicletas elétricas onde estava à venda sua scooter, local indicado pelo rastreamento, e logo a viu entre as demais. Uma vez lá, foi novamente necessário provar a propriedade emparelhando seu iPhone com os rastreadores.
Dicas para usuários de AirTag
Enquanto a polícia reunia pistas para investigar o caso, o especialista em segurança cibernética foi ameaçado por funcionários da loja, mas conseguiu recuperar a scooter roubada. Além disso, o fabricante comprometeu-se a repará-lo ou substituí-lo, se necessário.
Um dos AirTags estava bem escondido na scooter.Fonte: Twitter/Dan Guido
Para quem usa o rastreador da Apple como um recurso antifurto, Guido tem alguns conselhos. Segundo ele, o primeiro passo é não ativar o Modo Perdido, pois isso “alerta o ladrão”. O usuário também deve esconder bem o acessório e agir rapidamente, antes que o alerta de perseguição entre em ação.
A última dica dada por ele é evitar ir sozinho ao local indicado pela tecnologia, sempre acompanhado da polícia.
Última atualização em 9 de dezembro de 2022