Nesta quarta-feira (02), o YouTube divulgou novos dados sobre o desempenho financeiro da plataforma, especialmente em relação ao setor de música e o modelo de assinaturas pagas, incluindo o valor que é repassado aos artistas.
De acordo com a empresa, o YouTube monetizou artistas em US$ 4 bilhões nos últimos 12 meses, pagando aos músicos que tiveram canções executadas ou publicadas oficialmente em vídeos. Deste total, 30% dos clipes vieram de conteúdos gerados pelo usuário — ou seja, vídeos com músicas de fundo ou executadas em trechos identificados.
Além disso, a companhia confirmou que o YouTube Premium, que dá direito ao serviço de streaming YouTube Music, conquistou mais assinantes pagos no primeiro trimestre de 2021 do que em qualquer outro trimestre anterior.
Atraindo mais verba
O streaming da Google ainda confirmou que está em busca de novas formas de monetizar artistas e criadores de conteúdo, com mais testes e expansão de bonificações em mais regiões.
Formas de venda de ingressos, pequenos pagamentos e assinaturas já foram implementados ou estão em planejamento, com casos de sucesso já registrados: o show pago do grupo de k-pop BLACKPINK movimentou mais de 280 mil assinaturas ao canal, que era o equivalente ao bilhete de entrada.
Outros recursos não foram bem aceitos por parte da comunidade, como o anúncio de que publicidade será exibida até em vídeos que não trazem retorno ao usuário.
Última atualização em 3 de junho de 2021