A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório que contém todas as informações profissionais do trabalhador. Originalmente lançado apenas em formato físico, ganhou uma versão digital em 2019; apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem como emitir ou sequer sabem dessa possibilidade.
Vale ressaltar que o aplicativo CTPS Digital existe desde 2017. Porém, apenas 2 anos após sua criação, foi publicada uma Portaria que o oficializou, permitindo a substituição da Carteira de Trabalho física.
Como solicitar a Carteira de Trabalho Digital
Como você pode imaginar, o documento digital oferece muito mais comodidade do que a versão física, e isso já começa no momento da emissão. O serviço funciona por meio do cruzamento das diversas bases de dados do governo com informações enviadas ao sistema eSocial pelo empregador, como dados do contrato de trabalho, atestado de férias, 13º salário, etc.
Confira o passo a passo para emissão da sua CTPS Digital:
- Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Crie sua conta”.
- Forneça as informações solicitadas.
- Escolha um método de ativação (SMS ou e-mail).
- Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta.
Caso não consiga gerar uma senha pela internet, você pode fazê-lo nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica ou em qualquer unidade do Ministério da Economia. De qualquer forma, assim que você criar sua conta, já poderá baixar o aplicativo oficial no seu celular.
Para isso, basta buscar por “CTPS Digital” na Play Store ou App Store. Em seguida, acesse o aplicativo e digite o CPF cadastrado e a senha. Então confira alguns dados pessoais como nome da mãe e data de nascimento.
Outras informações sobre CTPS
Depois de concluídas essas etapas, você terá acesso a dados básicos sobre seus vínculos empregatícios. Mas, se quiser ver mais detalhes, o app vai pedir uma segunda confirmação de identidade com informações sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato, se recebeu benefícios do INSS nos últimos 5 anos, etc. É importante ter muito cuidado nessa hora, afinal algumas informações incorretas podem levar ao bloqueio da conta.
Caso o sistema identifique alguma inconsistência, ela será corrigida automaticamente. Caso haja dados incorretos após setembro de 2019, o usuário pode comunicar o erro ao empregador ou solicitar que o ajuste seja feito no próprio aplicativo.
Carteira de Trabalho Físico
Se você tem a CTPS física e por algum motivo resolveu pedir a versão digital, não descarte a primeira. Isso porque ainda serve como registro de trabalhos antigos, já que certas notas (como férias e 13º salário) passam por um processamento um tanto demorado e, por conta disso, só aparecem no requerimento dias após a emissão.
Última atualização em 20 de janeiro de 2023