A Scania vendeu 180 caminhões movidos a GNL para a Eneva e para a Virtu GNL
A Scania, em parceria com a Eneva e a Virtu GNL, firmou um contrato para a aquisição de 180 caminhões movidos a GNL (gás natural liquefeito). Esses caminhões serão utilizados em estradas do Norte e Nordeste do país, criando um corredor logístico rodoviário com emissões reduzidas de CO2. Além da venda dos veículos, o projeto envolve também a redução de poluentes e a inovação no transporte de gás natural liquefeito.
A Eneva é uma das maiores operadoras privadas de gás natural do Brasil
A Eneva é uma das empresas envolvidas nesse projeto. Ela é uma das maiores operadoras privadas de gás natural do Brasil e será responsável por fornecer o GNL para os caminhões da Scania. A Virtu GNL, por sua vez, é uma empresa especializada em transporte de gás natural liquefeito e será a operadora de serviços logísticos, envolvendo tanto a operação dos veículos como dos postos de abastecimento.
O projeto promete reduzir as emissões de CO2 em mais de 20%
Com a Eneva fornecendo o GNL, a Scania liderando a solução de transporte e a Virtu GNL assumindo o papel de fornecedora de serviços logísticos, a iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 em mais de 20%. Além disso, essa parceria pioneira estabelecerá um novo padrão para a indústria, viabilizando o mercado de corredores verdes no Brasil.
Os caminhões movidos a GNL são mais sustentáveis do que os modelos tradicionais
Segundo estimativas, os caminhões movidos a GNL têm uma redução de mais de 20% nas emissões de CO2 em comparação com os modelos tradicionais. Esses veículos representam um marco para o setor de transporte rodoviário de longa distância movido a GNL. A Scania, como parceira nesse projeto, celebra o comprometimento com a sustentabilidade no transporte.
O maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina
Esse negócio entre a Scania, Eneva e Virtu GNL envolve a compra de 180 caminhões movidos a GNL, o maior contrato já realizado na América Latina. Desses, trinta unidades serão destinadas à GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu GNL. Os outros 150 caminhões foram adquiridos pela Virtu GNL e serão utilizados em um novo serviço da empresa.
Um projeto pioneiro e ambicioso
De acordo com José de Moura Júnior, CEO da Virtu GNL, esse projeto é pioneiro e representa o maior de descarbonização do transporte de longa distância. A Virtu GNL implantará dois centros de descarbonização no estado do Maranhão, com um investimento inicial de R$180 milhões. No total, o projeto da Virtu GNL prevê um investimento de R$5,6 bilhões e a operação de 5.300 caminhões movidos a GNL.
Caminhões movidos a GNL com autonomia de mais de 700 km
Os primeiros 30 caminhões desse projeto, do modelo R 410 6×2, já estão prontos para inaugurar essa transformação nas estradas brasileiras. Eles são movidos a GNL e têm uma autonomia de mais de 700 km. Além disso, esses veículos são equipados com dois tanques de 340 litros cada, oferecendo um desempenho robusto e eficiência energética. Os outros 150 caminhões, modelo R 460 6×4, também movidos a GNL, serão entregues no segundo semestre de 2024.
#Scania #Eneva #Virtu #GNL #desenvolvem #projeto #corredor #logístico #verde #Nordeste #Norte
Última atualização em 12 de março de 2024