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Práticas ESG para Pequenos Empreendedores: Um Caminho Sustentável para o Sucesso
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Com o objetivo de representar e estabelecer parâmetros ambientais, sociais e de governança, criou-se a sigla ESG (Environmental, Social and Governance). Assim, o termo faz parte, principalmente, do vocabulário dos investidores, empresas. Além de outras figuras de interesse que desejam analisar o desenvolvimento de uma empresa além da questão econômica.
Sendo assim, para as partes interessadas, incluir as práticas ESG no dia-a-dia das empresas ajuda nos destaques para clientes e para investidores ligados à sustentabilidade.
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Diante disso, Danilo Gurdos, professor de sustentabilidade da escola Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), explica: “Para os pequenos empreendedores, o ESG proporciona um parâmetro que contribui para a construção de empresas mais sólidas e resilientes”.
Nesse sentido, destacamos 5 práticas essenciais de ESG que surgem como uma forma de impulsionar os negócios de sua empresa.
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A importância da gestão de resíduos
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A princípio, ressaltamos a gestão sustentável de resíduos como um fator indispensável para qualquer negócio, pois com essa prática atribui-se valor ao que seria descartado.
Nesse sentido, a iniciativa engloba, por exemplo: reciclagem de resíduos para reuso, transformação de matéria orgânica em adubo. Além de estimular formas criativas de reaproveitar materiais antes de se desfazer deles.
Ainda, essa prática coopera com o corte de desperdício, e essa função necessita da ajuda de todos. Isso porque através de treinamentos simples, campanhas e diálogos, é possível mostrar como as pequenas ações fazem uma grande diferença.
Em relação a isso, Gurdos recomenda: “Na prática, um primeiro passo costuma ser começar ou melhorar a gestão sobre esse tema. Por exemplo, acompanhando a quantidade de resíduos gerados e implementando medidas para reduzi-los ao longo do tempo.”.
Ele complementa sua explicação comentando que, em seguida, os pequenos empreendedores começam a se aprofundar nesses assuntos. De modo a criar estratégias efetivas para gerir resíduos, e assim trabalhar de forma inovadora. Bem como projetos que envolvem a economia circular e agregam mais valor ao produto oferecido aos clientes.
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Impulsionando a diversidade
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Possibilitar a diversidade e a inclusão está além do simples cumprimento de quotas ou a construção de uma imagem positiva. Mas significa acolher um amplo espectro de vozes e experiências que têm o potencial de impulsionar decisões mais criativas e soluções inovadoras dentro da empresa.
Desse modo, ao implementar políticas que promovam a contratação e a promoção de uma equipe diversificada, os pequenos empreendedores desencadeiam um potencial presente na multiplicidade de ideias.
Assim, contribui-se para um ambiente de trabalho respeitoso, e reflete um valor importante da empresa. Uma vez que, celebrar as diferenças não apenas posiciona a empresa como um local de trabalho agradável. Mas também contribui como um movimento global para um futuro mais inclusivo, respeitoso e diverso.
Diante disso, o professor de sustentabilidade da Aberje, recomenda: “Os pequenos empreendedores podem adotar critérios de recrutamento e seleção que valorizem a diversidade, implementar programas de treinamento e desenvolvimento inclusivos e criar uma cultura organizacional que respeite e celebre as diferenças e também minimize os riscos, por exemplo, de situações negativas que envolvam discriminações (seja entre funcionários ou para com outras partes)”.
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Estratégias de compras sustentáveis
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Unido aos práticas de ESG, aparece também a implementação de políticas de compras sustentáveis interfere de forma positiva na relação dos fornecedores com os clientes e trabalhadores. Tendo em vista que, ao respeitar o meio ambiente, se comprova o empenho em ações que protegem o planeta.
Nesse sentido, inclui-se a preferência por produtos locais, e ajudam também a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de mercadorias.
Diante disso, Gurdos esclarece: “Além disso, ao comunicar de forma transparente e autêntica os esforços da empresa em direção à sustentabilidade, os pequenos empreendedores não apenas fortalecem sua conexão com um mercado consciente.”
Ele complementa comentando: “Mas também inspiram outros a seguirem o mesmo caminho, criando uma comunidade de negócios com propósitos diferenciados e intencionalidade em gerar impactos positivos por meio de seus produtos e serviços, o que pode agregar ainda mais valor”.
Dessa maneira, priorizar a eficiência energética e a diminuição das emissões de carbono representa uma estratégia inteligente que vai além da mera economia nos gastos de energia.
Pois isso, isso não apenas torna o negócio mais sustentável, mas também mais responsável perante a comunidade e os clientes.
Assim, a implementação de iniciativas como o aprimoramento do isolamento dos edifícios, a adoção de lâmpadas de baixo consumo, o estímulo ao uso de meios de transporte menos poluentes pela equipe e a transição para fontes de energia renováveis causam um impacto significativo
Frente a isso, o professor afirma: “Ao instalar equipamentos energeticamente eficientes e otimizar os processos de produção para minimizar o desperdício de energia, os empreendedores não apenas reduzem seus custos operacionais. Mas também contribuem para a preservação dos recursos naturais e para a mitigação das mudanças climáticas”.
E os benefícios aumentam: “Ao adotar fontes de energia renovável e calcular e compensar as emissões de carbono associadas às operações da empresa, os empreendedores não apenas demonstram seu compromisso com a sustentabilidade, mas também criam oportunidades para novos modelos de negócios e parcerias estratégicas”, assegura Gurdos.
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ESG e o desenvolvimento da comunidade
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Mais um aspecto importante de destaque está no engajamento ativo com a comunidade, pois reforça os laços locais de apoio, e promove uma imagem positiva da empresa. Assim, participar de iniciativas locais ou liderar projetos de desenvolvimento comunitário coopera com a criação de novas oportunidades de negócios e colaborações.
Bem como, faz com que os colaboradores encontrem mais motivação e sintam orgulho ao fazerem parte de uma empresa que não apenas visa lucro. Como também desempenha um papel significativo no bem-estar da comunidade.
Portanto, o professor conclui: “O engajamento com a comunidade é um elemento vital para o sucesso sustentável dos pequenos empreendimentos, pois vai além de simples transações comerciais para criar laços genuínos e significativos com o ambiente ao redor. Ao trabalhar em colaboração com a comunidade, os empreendedores podem criar impactos positivos duradouros e construir um legado significativo que impacta positivamente o sucesso comercial”.
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Última atualização em 29 de setembro de 2024