Impressão 3D transforma garrafas plásticas em moradias
Casas moduladoras feitas em impressão 3D a partir de garrafas plásticas usadas fazem parte do portfólio da empresa Azure Printed Homes, sediada em Los Angeles. A princípio, a inovação une tecnologia e sustentabilidade, mas também conta com características e estruturas diferentes.
A série de casas têm 61 metros quadrados por módulo, cada molde leva 24 horas para ser impresso. Além disso, as construções unem a engenharia de um dos fundadores com valores ambientais. Esses valores podem ser vistos na matéria-prima das casas, isto é, resíduos plásticos como garrafas plásticas usadas.
Nesse sentido, a empresa explica sobre a produção das casas: “O nosso processo inovador gira em torno do uso de materiais residuais como fonte primária de abastecimento, resultando num sistema de desperdício zero. Poder criar algo bonito e único a partir de uma linha de fornecimento de resíduos é algo de que nos orgulhamos enormemente.”
A instalação das casas também ganha destaque por sua localização afastada. Como no caso da entrega e instalação em Big Sur, perto da costa, onde os obstáculos do isolamento foram superados e a casa foi instalada em 48 horas.
No entanto, a Azure ressalta que a produção varia conforme o tipo de pré-fabricado e o cronograma, que vai desde o projeto e produção até a instalação no local. Os estúdios, por exemplo, têm um lead time de 2 a 4 semanas, já as unidades sobre rodas levam de 4 a 6 semanas, e as casas variam entre 4 e 8 semanas.
Além disso, as casas oferecem soluções flexíveis de painéis solares e baterias para que funcionem sem conexão com a rede elétrica.
Aditivo inova na reciclagem de plástico
Carla Fonseca e Silmara Neves se conheceram no programa de doutorado em Química na Universidade Estadual de Campinas. Desde então, uniram seus desejos em cooperar com a sociedade e fundaram uma empresa focada em soluções sustentáveis. Foi então que, em 2017, a dupla desenvolveu um aditivo capaz de transformar plástico de difícil reciclagem em produtos novos.
Entre as contribuições do aditivo, ganha destaque a destinação correta de 300 toneladas de embalagens plásticas no ano passado.
O mesmo número foi notado nas resinas recicladas pela empresa, que voltou para o processo produtivo, mostrando na prática o funcionamento da logística reversa e da economia circular.
A solução também ajuda a aumentar a qualidade do material reciclado, recompensando financeiramente o processo de transformação.
Além dessas contribuições, a IQX visa facilitar o processo de reciclagem de embalagens flexíveis, multicamadas e de uso único. Assim, a transformação revela a versatilidade das embalagens de plástico, que muitas vezes são vistas como material de uso único.
Mas, Neves, a co-fundadora da empresa, explica que as embalagens de plástico possuem várias camadas, e ajudam na proteção de alimentos e produtos no geral. Essa função do material também evita desperdício porque aumenta sua durabilidade.
Tijolos sustentáveis feitos de plástico reciclado
A empresa Funplastic desenvolve soluções sustentáveis para a indústria de construção, e sua recente criação consiste em produzir tijolos feitos unicamente de plástico reciclado. Além da contribuição ecológica, o material ajuda na redução de custos, pois se aplica em construções permanentes.
O idealizador do projeto e CEO da empresa, Bruno Frederico, destaca que cada 50m² ajuda a reciclar e reutilizar até 2,5 toneladas de plástico. Além disso, ele ressalta que a construção acontece mais rapidamente, já que os tijolos possuem projeções de encaixe, descartando o uso de argamassa.
Já a produção dos tijolos verdes, como são chamados, usa, principalmente, o polipropileno. No entanto, também se misturam com polietileno, em um processo de injeção plástica.
Assim, a técnica de fabricação proporciona uma solução para o descarte irregular de resíduos plásticos, bem como resulta em um produto durável.
A redução do calor transmitido para o interior das construções oferece mais vantagens aos tijolos sustentáveis. Pois, os tijolos contam com furos estratégicos, que permitem uma melhor ventilação, impedindo a acumulação excessiva de calor, ou seja, são ideais para climas quentes.
No que se refere a aplicação, os tijolos aparecem em diversos projetos, como residências ou estruturas temporárias. A utilização ampla do tijolo acontece, tanto por sua solução sustentável, quanto por ser uma opção acessível.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
#Casas #plástico #reciclado #reciclagem #inovadora #tijolos #sustentáveis
Última atualização em 15 de setembro de 2024