Ajudar deficientes visuais a administrarem as dosagens corretas de medicamentos, por conta própria, é o objetivo do conta-gotas sonoro lançado pela startup brasileira ‘Contra’. O produto, fabricado em impressora 3D, deve estar disponível no mercado a partir de 2021.
Batizado de Ping, o aparelho portátil é colocado em um copo na hora de dosar remédios e pode ser usado com quase todos os dispensadores disponíveis atualmente, segundo a empresa. A cada gota que passa por ele, o aparelho emite um alerta sonoro, auxiliando o usuário na contagem, para evitar erros.
“Pode parecer simples ou trivial, mas é uma solução inovadora para um problema enfrentado por 6 milhões de pessoas no país e desconhecido da maior parte da população”, diz o sócio da startup Contra Diogo Carvalho.
Um bip é emitido pelo Ping a cada gota que passa por ele, facilitando a contagem.Fonte: Ping/Divulgação
O Ping está em desenvolvimento há quatro anos e recentemente recebeu financiamento federal para ajustes finais antes de chegar aos primeiros usuários. A ideia da empresa é doar o lote inicial do aparelho ao Instituto dos Cegos da Paraíba, que participou das fases de pesquisa e testes do acessório.
Criado por alunos
O projeto inicial do conta-gotas nasceu em 2015, como trabalho de conclusão de curso de dois alunos de engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Depois de passar meses buscando a patente, acabou sendo absorvido pela Contra.
A startup fez a ponte com o mercado, atuando nas etapas de design, tecnologia, usabilidade e modelagem financeira do negócio. A empresa holandesa de design industrial Spark foi a responsável pela criação da versão final do primeiro protótipo do Ping.
Após o processo, os desenvolvedores do acessório disponibilizarão o conta-gotas inovador para potenciais investidores. Os planos são levantar recursos para viabilizar a fabricação em massa e começar a vender o produto em 2021 no mercado interno, a um preço acessível.
Última atualização em 2 de fevereiro de 2023