O mercado de música cresceu 18,5% em 2021 globalmente, impulsionado principalmente por streaming por assinatura, como Spotify e Deezer. De acordo com a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) em seu Relatório Global de Música anual, a receita total da música em 2021 foi de US$ 25,9 bilhões.
Além de revelar números da indústria, a instituição também trouxe um ranking dos artistas e grupos musicais mais valiosos da indústria globalmente, além das maiores músicas da atualidade. Confira abaixo os rankings divulgados pela entidade, com base no consumo de música em todos os formatos e em todos os países.
Principais artistas globais:
- BTS
- Taylor Swift
- Adele
- Drake
- Ed Sheeran
- O fim de semana
- Billie Eilish
- Justin Bieber
- Dezessete
- Olivia Rodrigo
10 maiores singles digitais globais:
O número após os singles representa quantas vezes cada música foi tocada.
- The Weeknd “Save Your Tears” (2,15 bilhões)
- The Kid Lario, Justin Bieber “Stay” (2,07 bilhões)
- Dua Lipa “Levitando” (1,88 bilhão)
- BTS “Manteiga” (1,76 bilhão)
- Olivia Rodrigo “Carteira de Motorista” (1,73 bilhão)
- Justin Bieber (com Daniel Caesar e Giveon) “Peaches” (1,72 bilhão)
- The Weeknd “Blinding Lights” (1,61 bilhão)
- Olivia Rodrigo “Good 4 U” (1,61 bilhão)
- Lil Nas X “Montero” (1,6 bilhão)
- Ed Sheeran “Maus Hábitos” (1,57 bilhão)
10 melhores álbuns de todos os formatos:
- Adele “30”
- Olivia Rodrigo “Azeda”
- Justin Bieber “Justiça”
- Ed Sheeran “=”
- O fim de semana “Depois do expediente”
- Dua Lipa “Futuro Nostálgico”
- The Kid Laroi “F—Love” (mixtape)
- ABBA “Viagem”
- Morgan Wallen “Dangerous: The Double Album”
- Doja Cat “Planeta Ela”
Álbuns mais vendidos em todo o mundo:
A lista traz os novos nomes e os tradicionais “medalhões” da música. Taylor Swift aparece duas vezes.
- Adele “30” (862.000 unidades)
- Harry Styles “Fine Line” (397 milhões)
- Fleetwood Mac “Rumores” (346 mil)
- Olivia Rodrigo “Sour” (339 mil)
- Billie Eilish “Mais feliz do que nunca” (335 milhões)
- Taylor Swift “Red (Taylor’s Version)” (325 milhões)
- The Beatles “Abbey Road” (283 milhões)
- Nirvana “Nevermind” (274 mil)
- Pink Floyd “Drk Side of the Moon” (272 mil)
- Taylor Swift “Evermore” (270 milhões)
De acordo com o relatório, as receitas de streaming de assinaturas pagas aumentaram 21,9%, atingindo US$ 12,3 bilhões, representando 523 milhões de usuários. O streaming total (incluindo publicidade) cresceu 24,3% para atingir US$ 16,9 bilhões – 65% do total de dinheiro arrecadado globalmente com música.
Ásia cresceu 16,1% em receita, EUA e Canadá cresceram 22,0% e Europa 15,4%; A América Latina, por outro lado, cresceu 31,2% – uma das maiores taxas de crescimento do mundo.
Última atualização em 31 de agosto de 2022