Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo um robô que imita a aparência de uma estrela do mar. A ideia surgiu depois que os pesquisadores perceberam que os peixes estranham o formato do robô, tornando o ambiente mais hostil. O objetivo do projeto é estudar a vida marinha e trazer equipamentos de pesquisa para ambientes mais restritos sem interferir no comportamento dos animais. Ou seja, ao criar uma estrela do mar “falsa”, o grupo espera estudar o ambiente sem chamar a atenção.
Os cientistas disseram que a decisão de imitar uma estrela do mar surgiu pela simplicidade de seus movimentos, facilitando a simulação do “caminhar” do animal.
O desafio, segundo Josephine Hughes, uma das autoras da pesquisa, é desenvolver um sistema que funcione 100% de forma confiável debaixo d’água. “As interações passivas entre um robô subaquático e as forças fluidas ao seu redor, como ondas e correntes oceânicas, são muito mais complicadas do que quando um robô caminha em terreno estável, o que torna bastante difícil projetar seus sistemas de controle”, diz ela.
Segundo a equipe, o resultado foi muito positivo e a meta agora é criar robôs inspirados em tartarugas marinhas, raias e tubarões. Para isso, o grupo já estuda o desenvolvimento de estruturas mais complexas, como juntas e aletas mais parecidas com as originais.
“No futuro, ao projetar e construir instrumentos robóticos inspirados em animais reais, será possível criar observatórios personalizados que podem ser usados para entender melhor a vida em todo o planeta”, comenta o professor Tao Du.
Última atualização em 13 de janeiro de 2023