A Piaggio, empresa italiana que nos deu a scooter mais famosa do mundo (a Vespa), anunciou a criação de um módulo capaz de transformar um robô de reconhecimento da Boston Robotics, o Spot, em um cão robô de estimação virtual, capaz de rastrear e seguindo seu dono de um lugar para outro sem o uso de um controle remoto.
Fruto de uma parceria com a empresa de tecnologia americana Trimble, o módulo smart follow da Piaggio foi batizado de PFFTag (Piaggio Fast Forward Tag). Fast Forward aqui é o nome da empresa de robótica da empresa italiana. O módulo usa varredura a laser e sensores do Global Navigation Satellite System (GNSS) para guiar Guita, nome do “cachorrinho”.
https://www.youtube.com/watch?v=jZVTdLg2w48
Enquanto a maioria dos robôs, incluindo o próprio Spot, são controlados manualmente por joysticks, Gita segue seu humano como se guiado pelo cheiro. Mas, assim como o robô Boston Dynamcs, ele consegue liderar pelotões de mini robôs capazes de transportar utilidades como ferramentas e equipamentos.
Outro diferencial importante do Gita é que ele pode refazer seu caminho. Como ele é guiado por satélite, basta dizer para ele ir para casa, que ele fará a volta e voltará pelo mesmo caminho, sem nenhum tipo de supervisão humana. Melhor ainda que um bichinho de verdade, que costuma fazer um charme antes.
Última atualização em 14 de janeiro de 2023