A Xiaomi pode estar trabalhando em um novo dispositivo com display dobrável em formato cilíndrico, semelhante ao de um pergaminho, e que se transforma em smart speaker. A notícia ganhou a imprensa chinesa na última quarta-feira (12) após a fabricante registrar a patente do smartphone.
Ao que tudo indica, o novo projeto patenteado pela Xiaomi pode ter um design inusitado, já que o dispositivo conta com corpo cilíndrico, tela de rolar, conjunto de três câmeras traseiras e um alto-falante. O desenho sugere que, além de smartphone, o aparelho poderia funcionar como caixa de som inteligente, ou seja, deve permitir ainda comandos de voz e integração a serviços de casa conectada.
Patente da Xiaomi descreve aparelho dobrável que funcionaria como celular e caixa de som — Foto: Reprodução/Gizmochina
O novo design foi registrado na cidade de Quicha, na China, em março de 2020. De acordo com a descrição da patente, o produto é um smartphone enrolável e híbrido, que permite guardar a tela enquanto não estiver em uso. A Xiaomi não informou as especificações do alto-falante e tampouco as características das possíveis lentes das câmeras localizadas na parte traseira do aparelho.
Embora esteja sendo tratado pela chinesa como um smartphone, o dispositivo tem visual que se aproxima mais de displays inteligentes como Google Nest Hub ou Amazon Echo Show. Outro ponto a se destacar é o design pouco portátil do dispositivo, o que o tornaria menos viável como celular.
Até aqui, as informações não dão conta se a empresa está realmente trabalhando na fabricação do produto ou se essa seria apenas uma forma de assegurar a patente. Além disso, a viabilidade do aparelho misterioso ainda é questionável, já que a tela dobrável pode ser macia e, portanto, suscetível a danos quando puxada para fora por acidente.
Dispositivo da Xiaomi teria tela flexível que poderia ser recolhida no corpo — Foto: Reprodução/Gizmochina
Vale lembrar que um projeto semelhante foi lançado pela LG no início do ano, batizado de LG Rollable. Ele trazia um display capaz de aumentar o tamanho do aparelho ao expandir para a lateral. No entanto, pouco mais de um mês após o anúncio, surgiram rumores de que o dispositivo seria cancelado pela empresa devido à alta complexidade na fabricação do display. Em março, a fabricante sul coreana anunciou o fechamento de sua divisão de celulares mundialmente.
Com informações de Gizmochina e Android Authority
Cinco dicas para comprar a smart TV ideal em 2021
*Nota de transparência: AliExpress e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.
Última atualização em 27 de maio de 2021