A edição 2021 da International Display Technology Conference (IDTC) acontece esta semana em Pequim, na China, e a fabricante BOE aproveitou para apresentar uma novidade ao mercado.
É o primeiro monitor AMOLED do mundo flexível e enrolável, ou seja, pode ser usado de forma expansível, aumentando o tamanho da tela sem alterar o conteúdo exibido.
Segundo o BOE, a tela pode ser usada para converter o tamanho de um tablet para o de um smartphone ou vice-versa, sem dobradiças e com um movimento dinâmico que pode suportar pelo menos 200.000 ciclos de transformação. Como mostra o GIF abaixo, parte do material é armazenado em uma base e slides com o comando do usuário.
O painel BOE em expansão.Fonte: ITHome
Vale lembrar que a LG chegou a demonstrar um smartphone com tela OLED deslizante durante a CES 2021, mas o projeto possivelmente foi cancelado com o fim da divisão mobile da empresa.
Além da tela AMOLED flexível, a BOE confirmou o início da fabricação em massa de novos painéis de vidro Mini LED, que também podem ser usados em vários produtos por parceiros interessados.
Quando?
Por enquanto, não há previsão para o lançamento de um smartphone comercial com tela deslizante do BOE — aparelhos com essa tecnologia ainda podem demorar mais de dois anos para chegar às lojas.
O modelo também não será fabricado em massa, já que nenhuma parceria comercial sob demanda foi estabelecida até o momento.
Última atualização em 27 de dezembro de 2022