iPad mini 6 tem A15 Bionic com desempenho inferior ao seu antecessor

Anunciado na última terça-feira (14), o iPad mini de 6ª Geração recebeu muita atenção no evento da Apple. Segundo a empresa, o novo tablet compacto tem 40% mais poder de processamento e um aumento de até 80% em seu desempenho gráfico em relação, supostamente, aos seus antecessores – já que a comparação não é detalhada na apresentação do modelo. Em teoria, esse avanço seria creditado ao recém-lançado A15 Bionic, porém, a história poderia ter outra reviravolta.

Conforme informado pelo site Tecnologia WCCF, Novo processador da Apple estreia na linha iPad mini configurado de forma discreta underclock, ou seja, com sua frequência de operação limitada. Por padrão, o componente deveria operar na frequência de 3,23 GHz, porém, o número foi reduzido para 2,99 GHz por motivo não especificado pela empresa. Efetivamente, a mudança representa uma redução de 7,43% em sua capacidade máxima.

Mesmo com a redução de sua frequência máxima, o iPad mini 6 ainda se saiu bem em alguns testes, como o reconhecimento de fala multi-core, com 23% de vantagem sobre o A14 Bionic. No entanto, outros testes apontaram que o modelo foi superado por uma pequena margem pelo iPhone 12 Pro Max com o processador “antigo”, demonstrando uma “diferença insignificante” na maioria das análises de single-core.

O iPad mini 6 aproveita o iPhone 12 Pro Max em testes multi-core, mas não mostra diferenças significativas nas avaliações single-core.O iPad mini 6 aproveita o iPhone 12 Pro Max em testes multi-core, mas não mostra diferenças significativas nas avaliações single-core.Fonte: Geekbench 5

Por outro lado, o A15 Bionic pode ter uma vantagem de 55% em seu processamento gráfico em relação ao modelo anterior. No entanto, esse aumento só foi observado na variante com cinco núcleos, presente no segmento iPhone 13 Pro. A variante quad-core, equipada nos modelos mini e base, obteve um aumento de apenas 15% em relação ao A14 Bionic no iPhone 12 Pro.

Embora ainda não esteja claro qual variante do A15 Bionic foi equipada no iPad mini de 6ª geração, testes externos indicam que a Apple não entregou o salto de desempenho prometido, mesmo contra seus mais recentes carros-chefe. Resta aguardar o posicionamento da empresa sobre o caso.

Última atualização em 26 de outubro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Samsung lança Galaxy A52s 5G no Brasil por R$ 3.500

Next Article

iPhone dobrável deve ser lançado em 2023 com tela OLED da LG




Related Posts