O Galaxy Z Flip 6 enfim foi anunciado oficialmente pela Samsung nesta quarta-feira (10). O novo dobrável estilo flip da fabricante sul-coreana mantém a proposta do aparelho anterior, mas sem abraçar tantas mudanças visuais como o dobrável maior, o Galaxy Z Fold 6.
A Samsung não apostou em inovações marcantes no Galaxy Z Flip 6, então é mais fácil pontuar as melhorias em comparação com o Galaxy Z Flip 5. Em termos gerais, o dobrável flip continua com a ideia de ser um aparelho mais estiloso, vendido em uma boa variedade de cores e oferecendo uma proposta mais fashion.
Como sempre, a dobradiça do aparelho foi aprimorada para oferecer mais durabilidade e, assim como outros aparelhos da empresa, as laterais agora são mais retas. Abaixo, veja as principais melhorias do Galaxy Z Flip 6 em comparação ao Galaxy Z Flip 5.
1. Câmera principal de 50 MP
Finalmente, o Galaxy Z Flip 6 agora embarca uma câmera de 50 MP. O sensor é o principal da dupla traseira, composto com estabilização óptica (OIS), abertura f/1.8, dimensão do pixel de 1,12 µm e campo de visão de 85°.
Os aros em volta das câmeras passaram a ser coloridos, dando mais destaque para a personalização. Fonte: Wellington Arruda/TecMundo
Trata-se de um aprimoramento significativo em comparação à câmera principal de 12 MP do Galaxy Z Flip 5, talvez motivo suficiente para a compra do aparelho mais novo. A maior resolução, embora seja apenas um dos elementos determinantes para a qualidade de uma captura, possibilita melhor captação de informações do enquadramento, assim garantindo melhor qualidade de fotos e vídeos.
A lente principal também é acompanhada por funções interessantes, tais como o zoom automático e várias capacidades exclusivas do Galaxy AI.
2. Novo processador e mais memória RAM
O Galaxy Z Flip 6 embarca o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy. O processador é o sucessor direto do Snapdragon 8 Gen 2 presente no Galaxy Z Flip 5.
A câmera frontal do Galaxy Z Flip 6 agora tem 50 MP. Fonte: Samsung/Divulgação
Em termos gerais, o novo System-on-a-Chip (SoC) oferece melhor desempenho para todas as atividades, desde as mais leves até as mais exigentes, incluindo jogos, processamento de imagem e aceleração de inteligência artificial. O processador também deve ter mais folga para executar tarefas graças aos 12 GB de memória RAM do Galaxy Z Flip 6, componente também superior ao dobrável da geração anterior (8 GB).
3. Design mais chamativo
O Galaxy Z Flip 6 pode não ter mudanças significativas no design, mas aposta mais na variedade de cores do que o Z Flip 5. Em vez de dispor a cor escolhida apenas na tampa traseira, mais partes do celular são coloridas com a paleta escolhida, como os aros em volta das câmeras.
O Galaxy Z Flip 6 é ligeiramente mais fino do que a versão anterior. Fonte: Samsung/Divulgação
As laterais do aparelho estão mais retas e o Galaxy Z Flip 6 está mais fino e discreto. Abaixo, confira a comparação de dimensões com o modelo do ano passado:
- Galaxy Z Flip 6 (aberto): 71,9 x 165,1 x 6,9 mm;
- Galaxy Z Flip 5 (aberto): 71,9 x 165,1 x 6,9 mm;
- Galaxy Z Flip 6 (dobrado): 71,9 x 85,1 x 14,9 mm;
- Galaxy Z Flip 5 (dobrado): 71,9 x 85,1 x 15,1 mm.
No evento, o TecMundo apurou que o vinco que fica no meio da tela está mais discreto. Assim, o aparelho está mais “plano” quando está dobrado.
4. Certificação IP48
O Galaxy Z Flip 6 agora é resistente à poeira (IP48), diferente do Z Flip 5 (IPX8) apenas à prova d’água. O avanço é bem interessante, principalmente considerando a estrutura mais frágil do dobrável, assim permitindo que o usuário fique mais tranquilo quanto ao manuseio do aparelho em condições não tão ideais.
5. Melhor dissipação de calor
Por fim, o lançamento deste ano marca a estreia da dissipação de calor via câmara de vapor. A estrutura promete melhor resfriamento do aparelho, assim possibilitando manter o alto desempenho do processador por mais tempo.
6. Mais bateria
O Galaxy Z Flip 6 embarca uma bateria de 4.000 mAh de capacidade, frente aos 3.700 mAh do Galaxy Z Flip 5. É um aprimoramento discreto talvez imperceptível para a autonomia do aparelho, frente a mudança de outros componentes que também interferem na atividade do celular (chipset e câmeras).
O que não mudou?
O Galaxy Z Flip 6 não é muito diferente do modelo anterior. Abaixo, confira o que continua idêntico entre os aparelhos.
Tela
A tela principal do Galaxy Z Flip 6 e do Galaxy Z Flip 5 é de 6,7 polegadas em tecnologia AMOLED Dinâmico 2X, possui 120 Hz de taxa de atualização máxima e resolução 2640 x 1080p. A tela externa do aparelho é de 3,4″ Super AMOLED, 60 Hz em resolução 720 x 748p.
As telas do Galaxy Z Flip 5 e Z Flip 6 são praticamente idênticas. Fonte: Samsung/Divulgação
A falta de mudanças na tela externa faz o Galaxy Z Flip 6 ficar bem parecido com o modelo anterior. Até mesmo o recorte das câmeras traseiras mantém o mesmo padrão.
Câmera secundária e frontal
As câmeras secundárias e frontais do Galaxy Z Flip 6 e Z Flip 5 são praticamente idênticas. Na traseira, a lente ultrawide tem 12 MP de resolução e abertura f/2.2. A frontal, por sua vez, tem resolução 10 MP e abertura f/2.2 nos dois modelos.
Preço e disponibilidade
O Galaxy Z Flip 6 foi lançado nesta quarta-feira (10) e está disponível em pré-venda em regiões selecionadas, incluindo o Brasil. As encomendas começarão a ser entregues a partir de 22 de julho deste ano.
O Galaxy Z Flip 6 é vendido em duas variantes. A versão de 12 GB + 256 GB tem preço sugerido de R$ 7.999, enquanto a de 12 GB + 512 GB sai por R$ 8.999. O dobrável está disponível nas cores cinza, azul, menta, amarelo, preto, branco e pêssego.
#Galaxy #Flip #quais #diferenças #comparação #Flip
Última atualização em 16 de julho de 2024