Quando questionado sobre o encerramento de apps em segundo plano, Federighi afirmou que a maioria desses aplicativos é automaticamente congelada pelo sistema, graças à otimização do iOS para poupar memória RAM. Isso significa que o ganho em fechar esses aplicativos é praticamente nulo e pode até impactar negativamente a autonomia do aparelho.
Um usuário do fórum Apple Community também compartilhou sua experiência, explicando que fechar apps em segundo plano pode tornar o celular mais lento. Isso ocorre porque, ao encerrar um aplicativo, o celular é obrigado a executá-lo do zero na próxima vez que for aberto, um processo que demanda mais processamento e, consequentemente, energia.
Além disso, fechar aplicativos em segundo plano não economiza memória RAM, pois o iOS já conta com mecanismos de otimização do uso desse componente. Portanto, o esforço manual de fechar apps é praticamente inútil nesse aspecto.
Outro ponto importante a ser destacado é que fechar aplicativos em segundo plano também não impede que empresas monitorem a atividade do usuário no celular. Portanto, se essa for uma preocupação, é importante ter em mente que encerrar serviços não interfere nesse tipo de monitoramento.
Mas de onde surgiu a lenda de que fechar aplicativos em segundo plano economiza bateria? Embora seja difícil apontar a exata origem, especula-se que essa ideia possa ter surgido em uma discussão no fórum Apple Community, em julho de 2015. Nessa discussão, o autor questionava se o Safari rodando em segundo plano estava drenando a bateria, levantando suspeitas sobre o assunto.
É possível que essa lenda do iOS seja uma herança dos hábitos com computadores tradicionais. No desktop, quanto mais aplicativos abertos e minimizados, maior é o consumo de processamento, RAM e energia. No entanto, o sistema operacional do iPhone é completamente diferente do sistema de um computador, tanto em termos de usabilidade quanto em hardware.
O iOS possui um sofisticado sistema de gerenciamento de desempenho, desenvolvido especialmente para dispositivos móveis. Isso significa que o usuário não precisa se preocupar com a quantidade de aplicativos abertos em segundo plano, muito menos sair fechando tudo na tentativa de poupar bateria.
Portanto, é importante entender que fechar aplicativos em segundo plano no iPhone não traz benefícios significativos em termos de economia de bateria. Pelo contrário, pode até mesmo prejudicar o desempenho do aparelho. O iOS já oferece mecanismos otimizados para gerenciar a performance dos aplicativos, tornando o esforço manual de fechá-los desnecessário.
Última atualização em 24 de fevereiro de 2024