Cruza Angus com Girolando potencializa produtividade e rentabilidade no mercado de beef on dairy

Cruza Angus com Girolando potencializa produtividade e rentabilidade no mercado de beef on dairy
“Beef on dairy”: Angus com Girolando. Entenda o potencial dessa cruza

Cruzar touro Angus com vacas Girolando é uma estratégia cada vez mais adotada por produtores que desejam transformar rebanhos leiteiros em uma oportunidade de carne de qualidade. No sistema conhecido como beef on dairy, a genética de corte entra na fazenda de leite para agregar valor. E, segundo o zootecnista Alexandre Zadra, o resultado pode ser surpreendente. Assista ao vídeo abaixo e confira.

A pergunta veio do pecuarista Carlos Margato, de Pedregulho (SP), durante o quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 15 de abril.

Ele quer investir em cruzamento industrial chamado “beef on dairy“, inseminando fêmeas Girolando com touros Angus, um modelo que já ganhou força em países como os Estados Unidos e que vem crescendo no Brasil.

Angus com Girolando: resultado de alta qualidade

Touro Angus Ultrablack em novilhas F1 Angus e Nelore é uma boa opção?
Touro Angus Ultrablack em novilhas F1 Angus e Nelore é uma boa opção?

De acordo com Alexandre Zadra, especialista em genética e autor do blog Crossbreeding, a cruza Angus sobre Girolando tem excelente potencial, principalmente em sistemas de produção intensiva, como confinamento ou semiconfinamento. Nesses casos, o produtor pode explorar ao máximo o alto metabolismo dos animais meio-sangue, garantindo desempenho e qualidade de carcaça.

“O Angus vai muito bem porque entrega animais com qualidade de carne, precocidade e geralmente pretos, com poucas manchas brancas”, explica Zadra.

A genética Angus, com seu acabamento precoce e marmoreio, eleva o valor dos bezerros e agrega rentabilidade ao sistema, transformando vacas leiteiras em produtoras de carne de alta performance. Esse tipo de cruzamento não só melhora a qualidade da carne, mas também atua na eficiência do sistema produtivo como um todo.

E se a recria for a pasto?

mosca do chifre bovinos angus pasto pastagem 21.03.2025 4
Cruza Angus com Girolando potencializa produtividade e rentabilidade no mercado de beef on dairy 5

Caso o produtor opte por recriar e engordar os animais a pasto, o especialista recomenda considerar raças mais rústicas e com menor exigência nutricional. Para essa realidade, o ideal seria cruzar o Girolando com raças bimestiças ou taurinos adaptados, como:

  • Brangus ou Braford, para animais mais compactos;
  • Canchim, Santa Gertrudis ou Simbrasil, para animais de maior porte;
  • Caracu, Senepol e Bonsmara, que se destacam pelo pelo curto e rusticidade.

Esses cruzamentos oferecem bom ganho de peso a pasto e maior resistência ao clima tropical, além de menor dependência de suplementos concentrados. O sucesso nesse sistema depende da adaptação das raças à realidade de cada propriedade, sempre com foco no bem-estar animal e na sustentabilidade.

Manter o Girolando? Também é possível

Exemplar de vaca Girolando em área de pasto. Foto: Divulgação
Exemplar de vaca Girolando em área de pasto. Foto: Divulgação

Zadra também lembra que, se o produtor deseja manter o grau de sangue Girolando, pode adotar estratégias que equilibrem produtividade com rusticidade, especialmente utilizando raças adaptadas. Assim, é possível obter um animal de dupla aptidão mais funcional, aproveitando o que há de melhor do leite e da carne.

Beef on Dairy: Estratégia Inteligente e Flexível

O cruzamento beef on dairy, como o Angus com Girolando, é uma alternativa poderosa para agregar valor à pecuária leiteira. Seja para intensificar a produção de carne com raças europeias em confinamento, seja para explorar a rusticidade de taurinos adaptados a pasto, o segredo está em escolher a genética certa para o sistema de produção adotado.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda. Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].




#Beef #dairy #Angus #Girolando #Entenda #potencial #dessa #cruza


Última atualização em 23 de abril de 2025

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Epolin Expands NIR Dyes and Compounds Business Through Acquisition

Epolin amplia portfólio de corantes NIR, oferecendo soluções mais eficientes para diversas indústrias

Next Article
transformacao do moldagem por injecao eficiencia sustentabilidade e inovacao

Transformação do Moldagem por Injeção: eficiência, sustentabilidade e inovação para impulsionar sua produção




Related Posts