Durante a Display Week 2022, a Samsung apresentou novos protótipos de tela durante sua exposição. Um dos projetos que mais chamou a atenção foi Telas OLED para celular que podem deslizar verticalmente ou horizontalmente para aumentar sua área.
Apesar de parecer complexo, todo o processo é super simples: basta puxar a tela para cima ou para os lados e pronto, a tela muda de tamanho. A funcionalidade pode ser de grande ajuda para assistir filmes e séries, ler livros ou PDFs, fazer anotações, desenhar ou simplesmente deixar seu smartphone mais compacto ao colocá-lo no bolso.
Vale ressaltar que existem dois designs distintos sendo exibidos: um em que a tela pode ser expandida verticalmente e outro que faz com que a área de exibição aumente horizontalmente, conforme mostra o vídeo abaixo.
Galaxy Flex S e Flex G
Além disso, a empresa também decidiu mostrar outros projetos muito interessantes. Os modelos já tinham sido anunciados durante a CES 2022, mas um vídeo promocional da Samsung Display deu-nos mais detalhes.
O Galaxy Flex S é tela dobrável que abre como um panfleto, servindo inclusive como uma espécie de “mini-notebook”, com parte da tela apoiada em uma superfície para ser o teclado e o restante apenas para visualização do conteúdo. O Flex G é muito semelhante a esta proposta, mas como o sufixo sugere, possui uma tela ainda maior.
Há um smartphone deslizante chegando?
Infelizmente, detalhes adicionais das telas OLED não foram revelados, e como esses são apenas projetos em andamento, teremos que esperar um pouco para ver esses conceitos aplicados na vida real.
A Samsung já assumiu a liderança com seus smartphones dobráveis, o Galaxy Z Fold3 e ZFlip 3, e parece bem adiantado lançar um telefone com tela deslizante. A empresa tem planos de continuar investindo nesse mercado, e até rumores recentes indicam um celular em formato de “L”.
Última atualização em 21 de agosto de 2022