Ryzen 7000: As novas CPUs AMD suportarão AM4?

UMA AMD finalmente revelou mais detalhes sobre o soquete AM5 e a Ryzen 7000 durante sua apresentação no Computex 2022. Como de costume, as trocas de tomadas sempre geram inúmeras dúvidas, e dessa vez não foi diferente. A grande questão é: um Ryzen 7000 funciona em placas-mãe com soquete AM4?

Indo para a resposta mais simples: não, não vai funcionar. A resposta elaborada está dividida em duas questões principais, a tamanho e pinagem dos novos processadores, que seguem um padrão diferente do muito popular AM4.

AM5 tem tamanho maior

Enquanto os processadores soquete AM4 tinham dimensões de 40 x 40 mm, o soquete AM5 expande esse formato, agora com 45x45mm. Então, não adianta tentar, porque é só a CPU não vai caber na placa-mãe AM4. Da mesma forma, um processador AM4 também não é dimensionado adequadamente para ser executado em uma placa-mãe AM5.

A pinagem é muito diferente

O outro fator que acaba com a compatibilidade entre os chips Ryzen 7000 e as placas AM4 se deve à adoção do padrão. LGA 1718. LGA é um acrônimo para Land Grid Array, que em termos simples significa que os pinos de conexão entre o processador e a placa-mãe estão localizados diretamente na placa-mãe, enquanto o processador só tem os furos.

LGA (com furos e sem pinos) e PGA (sem furos e com pinos), respectivamenteLGA (com furos e sem pinos) e PGA (sem furos e com pinos), respectivamenteFonte: Rayming PCB & Montagem/Reprodução

Até o soquete AM4, a AMD usava o formato PGA, ou Pin Grid Array, onde os pinos ficavam no processador e o soquete na placa-mãe. Para facilitar o entendimento, basta pensar que um é o oposto do outro.

Soquete AM4 (sem pinos na placa-mãe e furos na CPU)Soquete AM4 (sem pinos na placa-mãe e furos na CPU)Fonte: greatpcreview.com/reproduction

Portanto, inserir um Ryzen 7000 em uma plataforma AM4 significaria que a conexão não seria feita, pois também não possui pinos. Da mesma forma, colocar um processador AM4 em uma plataforma Ryzen 7000 também não geraria conexão, pois ambos possuem pinos.

Conceito Ryzen 7000 e soquete AM5 (LGA 1718) com pinosConceito Ryzen 7000 e soquete AM5 (LGA 1718) com pinosFonte: Leak.pt

A regra é clara: Ryzen 7000 funcionará apenas com plataformas AM5. Então, se você quer ir direto para a nova geração da AMD, é bom reservar algum dinheiro extra para investir em uma nova placa-mãe.

Os primeiros processadores Ryzen 7000, codinome Raphael, chegaram ao mercado entre setembro e novembro deste ano.

Última atualização em 18 de agosto de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Galaxy Watch 4 recebe suporte do Google Assistant

Next Article

Asus apresenta placas-mãe X670 e X670E para CPUs Ryzen 7000




Related Posts