A fabricante de processadores Qualcomm pode mudar o nome de sua principal família de chips já na próxima geração. A informação não é oficial, mas foi publicada pelo especialista em vazamentos Ice Universe em seu perfil no Twitter.
Segundo a fonte, a Qualcomm vai “aposentar” a sequência numérica da linha Snapdragon e trocá-la por um ID de geração. Assim, em vez de apresentar o tão esperado Snapdragon 898, a empresa lançará o “Snapdragon 8 gen1”.
A mesma informação já foi sugerida por outra fonte vinda da China, mais especificamente do usuário conhecido como Digital Chat Station. Até o momento, não há nenhuma declaração oficial da empresa sobre o assunto.
Isso não é brincadeira. Qualcomm parece realmente nomear Snapdragon 898 “Snapdragon 8 gen1”
— Universo de gelo (@UniverseIce) 15 de novembro de 2021
Atualmente, a separação de geração e categoria de chips é feita exclusivamente por números. Os centésimos revelam a geração atual e o segmento de dispositivos (série 800 para top de linha, por exemplo), enquanto as dezenas sobem uma casa por ano de acordo com a evolução do processador.
Os modelos mais recentes do fabricante incluem o Snapdragon 888+, o Snapdragon 480+ 5G para telefones acessíveis e o Snapdragon 778G 5G, este último mais voltado para desempenho de jogos e fotografia.
A próxima geração do chip topo de linha da Qualcomm inclui um núcleo Super CPU Cortex-X2 com 2,42 GHz de potência. Já apareceu em alguns benchmarks e pode aparecer em modelos no início de 2022. A apresentação oficial deve ser mantida para um tradicional evento realizado pela empresa, que este ano acontece a partir de 30 de novembro.
Última atualização em 1 de outubro de 2022