O Qualcomm 5G Summit anual começa nesta quarta-feira (19), trazendo novidades sobre o futuro da conectividade global. O primeiro anúncio de produto comercial foi o novo Snapdragon 778G 5G (5 nm), focado em jogos, inteligência artificial (IA) e câmeras. O chipset fará sua estreia em celulares da Motorola, Xiaomi, Realme, Honor, Oppo e iQOO.
Segundo a Qualcomm, o novo Snapdragon 778G deve aparecer nos primeiros celulares comercialmente no segundo trimestre de 2021. Seguindo a linha de lançamentos e portfólio da empresa, o novo chipset fica abaixo do Snapdragon 780G e acima do Snapdragon 768G, ambos também com foco em jogos.
Com o novo Snapdragon, a Qualcomm amplia ainda mais a gama de produtos disponíveis para dispositivos intermediários mais avançados. Em sua ficha técnica, o chipset traz a GPU Adreno 642L e recursos como Elite Gaming, Variable Rate Shading (VRS) e Game Quick Touch.
A plataforma de jogos da Qualcomm oferece suporte para jogos habilitados para HDR.
As funções prometem melhorar o visual dos jogos, mas reduzindo as cargas da GPU, além de melhorar a taxa de resposta ao toque na tela. A folha de dados do chipset inclui:
- CPU: Kryo 670 (até 2,4 GHz, 5 nm) 64 bits
- GPU: Adreno 642L
- 5G: modem-RF Snapdragon X53 5G (mmWave e sub-6)
- Conectividade: Qualcomm FastConnect 6700 (até 2,9 Gbps), Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6/6E
- Memória: até 16 GB LPDDR4 (2,1 GHz)
- Carregamento: Qualcomm Quick Charge 4+
Das fabricantes que já confirmaram que usarão o chipset em seus celulares, a Realme informou que um modelo com o codinome “Quicksilver” será lançado com o Snapdragon 778G 5G. A Honor, ex-subsidiária da Huawei, também lançará o Honor 50 com o chipset. A Motorola não confirmou nenhum dispositivo, mas disse que a Notícia ajudará a trazer o recurso Ready For para mais telefones.
Câmeras de até 192 MP
A ideia, mostrou a empresa na apresentação, é trazer ao mercado uma plataforma capaz de suportar streaming de jogos, compartilhamento de arquivos e videochamadas de baixa latência, por exemplo.
A Qualcomm também trouxe para o Snapdragon 778G 5G o AI Engine de 6ª geração com o processador Hexagon 770. São responsáveis por oferecer até 12 TOPs (operações por trilhão) com mais eficiência energética. Além disso, as melhorias de IA devem melhorar a supressão de ruído em chamadas de voz e vídeo.
Novo Snapdragon 778G 5G chegará aos celulares no segundo trimestre do ano.
Quando se trata de recursos de câmera, o novo Snapdragon traz o Qualcomm Spectra 570L ISP (Image Signal Processor). Ele pode suportar câmeras de até 192 MP, além de capturar fotos ou vídeos com três sensores ao mesmo tempo. O Snapdragon 778G 5G também suporta captura de vídeo 4K com HDR10+. Quanto às selfies, o chipset suporta sensores de até 84 MP.
Ele também traz suporte para telas com resolução máxima de 3360 x 1600 pixels com taxa de atualização de 144 Hz. Isso também inclui suporte para conteúdo HDR10 e HDR10+, saída externa com resolução 4K a 60 Hz e profundidade de cor de até 10 bits. Também há suporte para sensores de impressão digital subexibidos 3D Sonic e 3D Sonic Max.
Última atualização em 1 de janeiro de 2023