Recentemente, o Nvidia e IBM publicou um estudo em parceria com pesquisadores sobre o desenvolvimento de uma solução para integre diretamente GPUs e SSDs. Em tradução livre para o português, a novidade foi chamada de “Ótimo acelerador de memória” (BaM) e pode desempenhar um papel fundamental na melhoria das tarefas que envolvem aprendizado de máquina e inteligência artificial no futuro.
Em resumo, o BaM permitirá que as GPUs leiam e sobrescrevam, sob demanda, pequenos dados diretamente em um SSD, dispensando tráfego de informações extras por meio de um processador que pode resultar em perda de eficiência. No estudo completo, os pesquisadores explicam: “O objetivo do BaM é estender a capacidade de memória da GPU e melhorar a largura de banda efetiva de acesso ao armazenamento”.
Para realizar a façanha, o BaM usaria a memória cache da GPU, gerenciada por software externo suportado por uma biblioteca de dados no SSD. Juntos, todo o processo de streaming seria gerenciado pela GPU, resultando em um processamento de dados ainda mais rápido e acelerando o treinamento de aprendizado de máquina e outras atividades mais exigentes.
Leia mais sobre: SSD 240GB: 6 modelos de diferentes marcas para conhecer
Modelo de trabalho BaM. (Fonte: Tom’s Hardware/Reprodução)Fonte: Tom’s Hardware
Promissora, a novidade pode ser a primeira alternativa à solução proprietária DirectStorage, recém lançada pela Microsoft, que deve oferecer mais desempenho para jogos e aplicativos por meio de processo semelhante. Resta aguardar mais informações sobre o desenvolvimento do BaM para verificar sua eficiência.
Última atualização em 2 de setembro de 2022