MediaTek permite que os fabricantes ‘personalizem’ o Dimensity 1200 5G

A fabricante de chips taiwanesa MediaTek lançou nesta terça-feira (29) uma nova ferramenta que promete revolucionar as relações com as principais empresas de smartphones do mundo. Apelidada de “Arquitetura de recursos abertos”, a iniciativa dará acesso de baixo nível ao hardware de seu processador Dimensity 1200 5G, permitindo o ajuste fino do componente.

A tecnologia está aberta a diferentes marcas e segmentos de mercado que utilizam o chip de 6 nanômetros. A arquitetura permite a flexibilidade de recursos para câmeras, monitores, gráficos, unidades de processamento de inteligência artificial, além de todos os tipos de subsistemas de conectividade presentes no interior do Dimensity 1200.

Na prática, isso significa que um fabricante de câmeras, por exemplo, pode acessar um hardware de baixo nível, o mais próximo possível da linguagem de máquina. Assim, a empresa consegue adequar o processador de imagem (ISP) do Dimensity 1200 a algoritmos e funcionalidades customizadas, conseguindo otimizar o desempenho do seu aparelho dentro do smartphone.

Nova personalização do dispositivo

Fonte: Gizmochina/ReproduçãoFonte: Gizmochina/ReproduçãoFonte: Gizmochina

Em um comunicado à imprensa, o gerente adjunto da unidade de negócios de comunicações sem fio da MediaTek, Dr. Yenchi Lee, disse que o objetivo da empresa é colaborar “com as principais marcas de smartphones do mundo para garantir experiências personalizadas do consumidor que diferenciam os telefones 5G de primeira linha”.

Levando a conversa ainda mais para o ambiente de fábrica, a arquitetura de recursos abertos do Dimensity 5G deve facilitar a vida dos OEMs, incluindo marcas como Samsung e Xiaomi. Atualmente, os fabricantes recebem processadores brutos e precisam construir seus algoritmos, otimizações e serviços em cima de uma pilha de tecnologia predefinida por empresas como MediaTek ou Qualcomm.

Usando a arquitetura de recursos abertos, o chip Dimensity permitirá o ajuste fino de experiências multimídia, multiprocessamento híbrido, processamento de IA, mecanismos de câmera e conectividade. A expectativa é que os aparelhos equipados com o processador MediaTek e ajustados com a nova arquitetura comecem a chegar ao mercado global a partir do próximo mês.

Última atualização em 20 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Celular da Xiaomi pode estrear câmera de 200 MP da Samsung

Next Article

Teste o Samsung Galaxy Z Fold 2 5G gratuitamente por 10 dias




Related Posts