Nesta sexta-feira (5), a Xiaomi anunciou o novo sistema de refrigeração para celulares: Loop LiquidCool. Segundo a fabricante chinesa, o projeto é inspirado em soluções aplicadas na indústria aeroespacial.
A tecnologia utiliza um efeito que atrai o agente refrigerante líquido para a fonte de calor. Após a dissipação eficiente, o líquido vaporizado é levado para uma área mais fria para ser condensado e continuar circulando em um canal unidirecional.
Diagrama de trabalho de loop LiquidCool.Fonte: Xiaomi/Divulgação
Como funciona o loop LiquidCool
A tecnologia de resfriamento usa um sistema de tubo de calor que consiste em um evaporador, um condensador e uma câmara de recarga. Além disso, a estrutura usa tubos separados de gás e líquido.
Colocado em fontes de calor, o evaporador possui um agente que se dissipa em gás quando o dispositivo está sob alta carga. Dessa forma, os elementos são levados ao condensador, onde o gás será transformado novamente em líquido.
Absorvido e coletado através de pequenas fibras na câmara de recarga, os líquidos são enviados de volta ao evaporador. Isso cria o sistema de resfriamento de loop.
A válvula Tesla é o segredo do novo sistema de dissipação de calor.Fonte: Xiaomi/Divulgação
A chave para a dissipação
Para garantir alta eficiência de circulação, a estrutura LiquidCool Loop usa válvulas Tesla na câmara de recarga. A forma permite que o líquido passe diretamente para o evaporador enquanto bloqueia o movimento dos gases na direção errada.
Isso garante maior eficácia no fluxo de gases e líquidos em todo o sistema. Com isso, a válvula se torna a principal chave para dissipação de calor nos dispositivos.
Segundo a Xiaomi, o Loop LiquidCool tem o dobro da capacidade de refrigeração e é considerado a solução mais eficiente para celulares. A fabricante pretende aplicar a tecnologia em seus produtos a partir do 2º semestre de 2022.
Última atualização em 4 de outubro de 2022