Ao ligar o computador, pode ser que, em determinado momento, você perceba que ele está mais lento do que deveria. Embora tenha um bom SSD e processador, bem como uma poderosa placa de vídeo e memórias Optane, ainda gagueja. Não tem ideia do que está acontecendo? É possível que seu equipamento esteja sujo. Então é hora de uma boa limpeza – e ela deve ser minuciosa.
Isso é mais simples do que pode parecer à primeira vista, mas alguns cuidados são necessários ao lidar com o aparelho. Imagine a quantidade de poeira retirada de sua mesa toda semana e multiplique isso pelo que podem ser meses ou até anos em um ambiente fechado como um escritório.
Siga nosso passo a passo e use sua máscara para se proteger dos resíduos. Não queremos ninguém com um ataque de rinite.
Para toda sujeira tem um jeito. (Fonte: PC Gamer/Reprodução)
Onde começar?
Você acha que apenas seu interior precisa de “uma olhada”? Sem chance. Monitores, teclados, mouses, cabos e até mesmo a parte externa do seu gabinete precisam de atenção. Com o mouse é mais fácil: retire as partes removíveis e, delicadamente, use um palito para retirar os resíduos das partes mais escondidas. Passe um pano úmido sobre ele.
A remoção das partes móveis ajuda na limpeza. (Fonte: Insider/Reprodução)
O ar comprimido após batidas leves funciona bem para o teclado, assim como uma escova, com tudo devidamente desconectado e sobre um jornal para evitar que todas as migalhas de pão e cílios exijam limpeza adicional do piso. Um pouco de álcool isopropílico, umedecendo um cotonete, ajuda a desinfetar as bordas das teclas. Se você se sentir seguro, pode removê-los e limpar suas superfícies com um pano úmido.
Limpe bem os espaços entre as teclas, mas com cuidado. (Fonte: Mídia/Reprodução)
Vamos aos cabos. Basta passar um pano úmido (olha de novo!) e não esquecer de secar muito bem as partes metálicas. O monitor exige cautela. No visor, prefira um pano seco e, se não funcionar, umedeça-o levemente com água destilada. Nas bordas, pano úmido.
O mesmo vale para notebooks, com o acréscimo de que, nesses aparelhos, é preciso ter atenção especial com as entradas e saídas de ar, aqueles “arranhões” que costumam estar presentes nas laterais e embaixo dos aparelhos – sempre com muito cuidado e , o mais importante neste caso, sem usar nenhum líquido. Não tente remover suas chaves. Não é uma boa ideia.
Para evitar acidentes, se possível, retire a bateria antes do procedimento. Assim, seu colega de trabalho certamente estará de folga.
Dê preferência a panos secos. (Fonte: AF Internacional/Reprodução)
Agora são eles
Finalmente, a parte mais assustadora: o interior da caixa. Toque o chão antes de tocar nos componentes para descarregar a energia estática. Toda vez. Retire os parafusos da parte de trás do gabinete com uma chave Phillips, retire a tampa lateral, use uma escova para varrer toda a sujeira acumulada e, se souber, vale tentar desmontar a máquina.
Com uma escova, retire a poeira presente no ventilador do processador e depois limpe os cabos com um pano úmido. Depois que tudo estiver em ordem, é hora de finalizar o processo e, certificando-se de que tudo esteja seco e devidamente montado, reinicie o equipamento.
Quanto aos notebooks, cuidado. Evite abri-los, a menos que você realmente entenda do assunto. Higienizá-lo externamente já é suficiente, mas se realmente achar necessário limpá-lo internamente, procure um técnico de sua confiança.
Muita calma nessa hora! (Fonte: Panda Security/Reprodução)
Pronto!
Mesmo que você não sinta cheiro de limpeza, agora está preparado para saber como deixar seu espaço de trabalho ou estudo limpo e do jeito que precisa para poder focar na qualidade do que faz.
Última atualização em 14 de fevereiro de 2023