Recentemente, a Gucci lançou o Virtual 25, um modelo inusitado de tênis totalmente digital. A peça pode ser comprada no app da marca italiana por “modestos” US$ 12 (algo em torno de R$ 65, em conversão direta) e é fruto de uma parceria com a Wanna, empresa de moda especializada em marketing de realidade aumentada. Porém, as curiosidades não param por aí: o produto é apenas um entre muitos disponíveis na categoria, que ganhou mais relevância com o nascimento dos NFTs.
O Virtual 25 foi projetado por Alessandro Michele, Diretor Criativo da Gucci, especialmente para ambientes virtuais. Seu lançamento faz parte da iniciativa “Garagem de tênis Gucci”a nova seção de aplicativos da empresa dedicada a tênis ecléticos e “itens digitais especiais”.
Após a compra, é possível visualizar o sapato diretamente nos pés por meio do aplicativo Wanna, além de poder “usá-lo” em outros ambientes virtuais parceiros, como Roblox e VRChat. Porém, não são itens únicos — como é o caso dos NFTs — e podem ser adquiridos por vários usuários simultaneamente.
Tendência digital e sustentável?
Da mesma forma, no mesmo contexto, existem outras lojas que oferecem itens digitais, como a DressX. Nele, o usuário pode comprar um item, selecionar a foto em que deseja “usar” e, após a compra, recebê-lo por e-mail com a montagem. Apesar de parecer confusa, a ferramenta é bastante prática; confira abaixo como funciona!
Em sua publicidade, a DressX detalha que cerca de 40 bilhões de itens gerados pela indústria da moda são despejados em aterros sanitários todos os anos e, como proposta, seu modelo de negócios seria o “mais sustentável” já criado.
Resta saber se a tendência veio para ficar e como os internautas vão reagir à sua proposta. No caso de virtual 25, a recepção no Twitter inicialmente não foi muito amigável: “maneira fácil de tirar dinheiro das pessoas”, diz um usuário. Até o momento, a Gucci já possui 26 modelos de tênis digitais. Confira o catálogo clicando aqui.
Última atualização em 9 de janeiro de 2023