De acordo com o Steam, até hoje o GeForce GTX 1060 ocupa o primeiro lugar entre as GPUs em configurações de jogos. A crise dos semicondutores e a mineração de criptomoedas ainda não haviam atrapalhado o mercado de placas gráficas em 2016, quando o modelo chegou ao mercado, tornando a GPU consideravelmente mais acessível que os produtos atuais.
Além disso, a série GTX 10 foi o primeiro notebook amplamente adotado com praticamente as mesmas especificações dos modelos de desktop. Isso, além de expandir o mercado de notebooks para jogos, ajudou a popularizar o GTX 1060. Considerando o alcance e a presença da GPU no mercado, a Blog do Plástico de Engenharia preparou uma comparação atualizada de como a GTX 1060 está se saindo em jogos modernos.
A GeForce GTX 1060 é a GPU mais usada até hoje de acordo com uma pesquisa da SteamFonte: Vapor
Especificações da GeForce GTX 1060
- Lançamento: 19/07/2016
- Preço de lançamento: US$ 249 / R$ 1.248 (valor já corrigido)
- Modelo: NVIDIA PG410
- GPU: 16nm GP106-400
- Núcleos CUDA: 1280
- Frequência Base: 1506 MHz
- Frequência de impulso: 1708 MHz
- Frequência de memória: 8000 Mbps
- Poder Computacional: 4,37 TFLOPS
- Memória: 6GB GDDR5
- Barramento: 192 bits
- Largura de banda: 192 GB/s
- Interface: PCI Express 3.0 x16
- Projeto Térmico: 120W
Os chips móveis da série GeForce GTX 10 aproximaram o desempenho dos notebooks dos modelos de desktopFonte: Nvidia
Até as placas Maxwell, as GPUs GTX móveis eram encontradas apenas em laptops de última geração, que eram muito mais caros e, mesmo assim, com especificações bem mais modestas do que as placas discretas. Enquanto a diferença de desempenho entre a GTX 960 discreta e a GTX 960M é superior a 90%, a arquitetura Pascal reduziu essa diferença para 10% a 30% em uso real.
Testes em uso real da GeForce 1060 confirmam desempenho próximo aos modelos discretos e móveisFonte: Benchmark do usuário
Resultado em jogos AAA modernos
Por se tratar de um modelo já bastante desatualizado, é natural que o GeForce 1060 pode não ser capaz de rodar satisfatoriamente os jogos atuais com configurações muito exigentes. No entanto, o público que opta por GPUs de nível básico não quer mais jogar em 4K no Ultra.
GPU atinge quase 60 FPS em Assassin’s Creed: Valhalla em 1080pFonte: Techspot
Em geral, esse segmento é voltado para jogos em 1080p (Full HD), quase sempre utilizando gráficos personalizados com diferentes elementos que variam de off, low ou high, a fim de garantir fluidez durante os jogos. Mesmo com muito tempo no mercado, a GPU ainda consegue entregar 60 quadros por segundo nos jogos atuais, como mostram os benchmarks.
GPU consegue manter a qualidade do PlayStation 4 na versão para PC de Horizon Zero DawnFonte: Techspot
Levando isso em conta, é interessante, e até surpreendente, ver que uma GPU de 2016 ainda pode rodar jogos como Assassin’s Creed Valhalla e Vila Resident Evil em taxas de quadros muito próximas, ou mesmo acima de 60 quadros por segundo. Mesmo a versão para PC do Horizonte Zero Amanhecerque ainda sofre com alguns problemas de otimização, atinge um mínimo de 59 fps no modo Original, que busca fidelidade com a versão PlayStation 4.
Esports e jogos casuais
Quando olhamos para o cenário de e-sports e jogos mais casuais, especialmente Free-to-Play, a GTX 1060 ainda é uma excelente escolha. No caso de Apex Legendsum dos títulos mais recentes e exigentes de sua classe, o GTX deixa claro por que ainda é tão popular, oferecendo 60 quadros estáveis em 1080p e configurações altas.
Um elemento crucial para o sucesso de jogos competitivos é a compatibilidade com hardwares mais antigos sem prejudicar muito a qualidade da experiência, ou seja, parte do mérito desses resultados vai para os desenvolvedores. Ainda assim, é impressionante poder jogar Fortnite e Rainbow Six Siege no máximo, em um tabuleiro modesto e antigo, tudo sem comprometer a fluidez das partidas.
Posso jogar com a GTX 1060 em 2022?
Sim, e não é pouco! Mesmo com chips e memórias mais antigos, a versão de 6GB oferece excelente desempenho entre os shooters mais populares, MOBAs e esports em geral. Entre os AAA modernos, fazendo algumas concessões nos gráficos, oferece sessões muito satisfatórias e estáveis. Também foi lançado um modelo atualizado com GDDR5X, um com 9GB e outro com apenas 3GB de VRAM, mas neste último caso a memória se torna um limitador muito forte.
- A GTX 1650 Super vale a pena em 2022? Veja testes e especificações
Apesar de ter sido substituída pela GTX 1660, ainda é possível encontrar alguns modelos usados em bom estado. Além disso, até o início de 2021, a maioria dos fabricantes ainda oferecia notebooks para jogos de nível básico equipados com a GTX 1060. Assim, com o valor necessário para comprar uma placa de vídeo atual, muitas vezes é possível encontrar um novo laptop que atenda às necessidades demandas do jogador casual, além de oferecer o diferencial da portabilidade.
Última atualização em 3 de setembro de 2022