Nesta segunda-feira (12), a gigante das buscas anunciou que o Google Drive receberá uma nova solução para desktop que inclui sincronização de arquivos e dispositivos. Segundo a empresa, a implementação vai unir funcionalidades de Backup e Sincronização, voltadas para usuários domésticos, e Drive File Stream, voltada para clientes corporativos – ou seja, será uma plataforma única, substituindo as anteriores.
Máquinas com Windows e macOS poderão aproveitar os benefícios do lançamento, o que garantirá que fotos e vídeos possam ser carregados usando o Google Fotos e/ou Google Drive e que os materiais possam ser compartilhados facilmente. Além disso, destaca o Google, haverá a possibilidade de sincronizar discos de armazenamento externos com a nuvem, incluindo, por exemplo, pendrives e HDs externos.
Sincronizar dispositivos e arquivos será mais simples, argumenta o Google.Fonte: Reprodução/Google
Por fim, com a novidade, espelhar os arquivos do Drive no desktop, com armazenamento local e acesso mais rápido ao conteúdo, é outra ação proporcionada pela ferramenta – que atende a pessoas que preferem manusear itens dessa forma, defende a big tech.
O Drive para desktop chegará para Windows e macOS.Fonte: Reprodução/Google
Quando chega?
Ainda de acordo com a empresa, os avisos de atualização começarão a aparecer para os usuários do Backup and Sync nas próximas semanas. A partir de setembro, a migração para o novo Drive para desktop se tornará um requisito.
“Todos os anos, as pessoas estão criando mais conteúdo e usando mais dispositivos para acessá-lo. Portanto, é mais importante do que nunca poder manter arquivos, pastas e fotos seguros, sincronizados entre dispositivos, com backup e organizados”, enfatiza. Google. Com o movimento, pretende aprimorar tais ações.
Última atualização em 16 de dezembro de 2022