A tecnologia avança todos os dias — isso é fato. Mas é incrível quando vemos tanta inovação chegando em nossas casas e em nossa rotina. O café, por exemplo, faz parte do cotidiano de grande parte da população, e as máquinas disponíveis hoje surpreendem cada vez mais. Pensando nisso, o Blog do Plástico de Engenharia vai contar um pouco como chegamos até aqui e explicar as bebidas em cápsulas, que estão cada vez mais populares.
Como passamos do café solúvel para as bebidas em cápsulas?
O café solúvel surgiu em 1937, criado pelo químico Max Morgenthaler, da Nestlé. A ideia inicial era resolver um excedente de café no Brasil, mas essa invenção manteve características muito parecidas com as do café coado. Assim, 1 ano e algumas melhorias depois, tudo estava no lugar, e a marca lançou o Nescafé na Suíça.
Qual foi o resultado? Sucesso imediato. A ideia de um café fácil de fazer, prático e saboroso conquistou os europeus e chegou aos Estados Unidos, o que fez até soldados americanos usarem muito café solúvel durante a Segunda Guerra Mundial, para ter energia. de forma prática.
Claro que foram muitos os avanços desde então, até chegar ao que encontramos hoje nas prateleiras dos mercados. Porém, mais do que isso, avançamos muito em tecnologia e saltamos de um simples café solúvel para algo realmente incrível: bebidas em cápsulas.
Se já era surpreendente ter um café pronto com uma xícara de água quente e um pó solúvel, chegamos à maravilha da inovação que nos permite ter bebidas dignas de uma cafeteria em poucos minutos. Isso é o que as máquinas de cápsula oferecem hoje. Apesar de inicialmente serem itens de luxo, eles se popularizaram e hoje fazem parte não só de ambientes corporativos, mas também de muitos lares.
E sabe o que é ainda mais emocionante? Foi a própria Nestlé que registrou e patenteou a primeira máquina de café em cápsulas, em 1986. Isso mesmo, não é um lançamento recente, mas um produto que vem sendo aprimorado há uns bons anos.
Qual é a tecnologia por trás das bebidas em cápsula?
Você deve estar se perguntando: o que há de tão tecnológico nas bebidas em cápsula? Embora tenham surgido apenas como uma forma de “imitar” a dinâmica de uma máquina de café expresso com um preparo mais simples, muitos mecanismos levam a bebida da cápsula para a xícara (ou copo, por que não?).
Para explicar melhor, o processo funciona da seguinte forma: tudo precisa de água para funcionar. Primeiro, uma bomba faz com que a água colocada no reservatório se movimente na máquina. A cafeteira ainda regula qual a quantidade correta para o tamanho da bebida. Em seguida, o líquido passa por um bloco térmico (a caldeira) que o aquece até 90°C antes de chegar à etapa final do processo. E o líquido sai com alta pressão, para deixar a bebida bem cremosa.
Depois de passar por esses dois processos, chega-se à pessoa que abre a cápsula inserida na máquina. Isso é feito por meio de uma agulha, que pode variar de acordo com a marca, mas que tem sempre a mesma função: perfurar o alumínio que protege o pó dentro da cápsula, deixando passar por ali água quente e em alta pressão para que o café (ou outra bebida) começa a cair no copo.
A máquina reage ao tipo de bebida para definir o melhor preparo. Crédito da imagem: Dolce Gusto
Você pode ver que as máquinas são muito inteligentes, certo? Regulam tudo automaticamente, identificando a cápsula e o tipo de bebida, para definir o melhor preparo de acordo com a quantidade e pressão da água. Tudo para garantir que a degustação seja de uma bebida de alta qualidade.
E é sempre bom lembrar que essas máquinas vão muito além do café. A Dolce Gusto, por exemplo, oferece chás, lattes e chocolates, com diversos sabores para deixar o dia a dia muito funcional.
Quais são as vantagens das bebidas em cápsula?
Uma das principais (e saborosas) vantagens das bebidas em cápsulas é o facto de poder desfrutar de um café, chá ou leite achocolatado de alta qualidade. As máquinas são muito práticas, fáceis de usar, limpar e até transportar, então por que não levar essa queridinha para uma viagem ou para o escritório?
E claro que o design também é um ponto forte. Cada vez mais as máquinas de bebidas em cápsulas têm se tornado um objeto decorativo, e os “cantinhos do café” estão presentes em diversos lugares. Além disso, a grande variedade de bebidas e sabores é incrível. É possível receber amigos e familiares para um café da tarde e agradar a todos os gostos. Dá pra curtir e curtir a companhia também, mas sem cansar do básico café da manhã.
Como vimos, a Nestlé é pioneira neste segmento, então nada melhor do que ter um máquina desenvolvido para proporcionar a melhor experiência no dia a dia. Todas essas vantagens (e outros) você tem em Gosto docealém do bônus de desfrutar de drinks exclusivos, como o lançamento chococino alpino🇧🇷 Uma verdadeira delícia!
Última atualização em 9 de dezembro de 2022