Anunciado pela primeira vez em 2020, o Bluetooth LE foi finalmente “lançado” pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG). A nova versão dessa popular tecnologia trará avanços na qualidade do som e melhor eficiência energética para os aparelhos.
título de Bluetooth de baixa energia – daí LE – o recurso, como o nome pode sugerir, é focado em rreduza seu consumo de energia. Como a transferência de dados requer menos energia dos dispositivos que executam o processo, o resultado final resulta em menos uso de bateria.
Isso só é possível graças ao novo codec LC3, que promete transmitir áudio com mais eficiência. Basicamente, a função dessa tecnologia é enviar áudios de melhor qualidade, mas mantendo a mesma taxa de bits.
- Áudio Bluetooth: O que as pessoas querem da tecnologia?
“Os recursos de menor consumo de energia do LE Audio também permitirão novos tipos de periféricos de áudio – como uma gama mais ampla de aparelhos auditivos habilitados para Bluetooth – e permitirão maior flexibilidade para melhores formatos de instrumentos. Com o LE Audio, os aparelhos auditivos surgirão. mais confortável […].” revela Dave Hollander, diretor de marketing da SIG.
Outra inovação é a Áudio de transmissão Auracast, uma função que permite que vários usuários se conectem a uma fonte de áudio. Por exemplo, será possível emparelhar vários fones de ouvido em um único smartphone para que várias pessoas possam ouvir o que está sendo reproduzido no celular.
- Alto-falantes Bluetooth em oferta: opções a partir de R$ 80
Segundo a SIG, Bluetooth LE chegará para alguns dispositivos existentes através de atualizaçõesporém, é mais provável que apenas novos lançamentos já cheguem com a tecnologia embutida. O AirPods Pro de segunda geração deve ser um dos primeiros a estrear o recurso.
Última atualização em 7 de agosto de 2022