A jornalista Mariana Lopes Vieira acabou vivendo uma experiência que parece ficção. Depois de deixar seu Acender se inclinou por algumas semanas, ela teve uma surpresa quando voltou aos ebooks e percebeu que o dispositivo estava infestado de formigas — e os bichos até conseguiram comprar algumas obras digitais.
A história de Mariana ganhou a internet após um tweet de sua amiga, a escritora Fabiane Guimarães, revelar o caso. Com mais de 66 mil curtidas, a publicação levou o nome do leitor digital da Amazon aos assuntos mais comentados do Twitter nesta segunda-feira (27), causando pânico em muitos usuários.
Jornalista Mariana Lopes Vieira teve seu Kindle INVADO POR FORMIGAS??
E o pior: os bichos ainda compravam livros usando sua conta no leitor digital do @amazonBR?? pic.twitter.com/QsoEfmbEmw
— Blog do Plástico de Engenharia (@Tec_Mundo) 28 de julho de 2022
Apesar de bastante inusitada, a história foi confirmada por Mariana em entrevista ao Blog do Plástico de Engenharia. O jornalista também deu mais detalhes sobre o caso. em seu boletim informativo. E detalhe: ela não foi a única vítima de um Infestação de insetos dentro do Kindle.
Invasão de formigas no Kindle
Segundo o relato de Mariana, as formigas entraram no buraco do carregador e fizeram um ninho dentro do aparelho, que ficou praticamente inoperante por causa dos convidados indesejados. “Fiquei desesperado! Tenho vários livros digitais, muitos deles estão esgotados na edição física, achei que tinha sumido”, explica o jornalista.
Se isso não fosse assustador o suficiente, ela teve uma surpresa ainda maior quando recebeu notificações em seu e-mail dizendo que dois livros foram comprados em sua conta. As “aquisições” eram realizadas pelas formigas, que enviavam comandos para o aparelho de dentro do aparelho.
Como muitos usuários do Kindle, o jornalista utiliza a opção de compra com um clique na loja de leitores digitais, o que teria facilitado a compra feita pelos insetos. Depois que o enxame gastou cerca de R$ 80 na compra dos livros “Robôs e o Império” e “O Anel de Giges: Uma Fantasia Ética”, Mariana desativou, via computador, a opção de compra rápida para evitar maiores gastos.
Enquanto as formigas impediram o Kindle de Mariana de funcionar corretamente e até compraram livros, outro caso semelhante ganhou notoriedade no TikTok, mas com consequências mais brandas. Um post no perfil de Renata Alves Frederi mostra outro Kindle infestado de insetos.
@renataalvesfrederico Plugue anti-poeira e anti-formiga
Como no outro caso, as formigas entraram no aparelho através da conexão de carregamento. O modelo permaneceu ativo, mas apresentou um grande problema: os bugs estavam virando as páginas dos livros. Depois que as formigas foram removidas, o aparelho voltou a funcionar normalmente.
Como as formigas compraram um livro no Kindle?
Embora a ideia de insetos adquirindo livros possa parecer fantasiosa, a tecnologia usada no Kindle permite algo tão inusitado. É o que explica Rafael Rech di Muzio, formado em Engenharia Mecatrônica.
“O Kindle usa um toque capacitivo, que detecta mudanças de capacitância na tela para saber onde o toque foi feito.” Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Eletrônico, os movimentos detectados como toques de ação podem ser feitos por organismos vivos, humanos ou não. “As formigas, em grande número, podem alterar a capacitância dos trilhos e o equipamento entende que houve um toque ou algum gesto na tela.”
Mariana solicitou reembolso de livros comprados pelas formigas no Kindle
Ou seja, em ambos os casos, o grande número de formigas acabou gerando movimentos que foram detectados pelo Kindle como toques. Isso resultou em ações estranhas no aparelho, como as páginas virando sozinhas e a compra de livros.
- Seu dispositivo Amazon está com problemas? saiba o que fazer
Apesar do mau funcionamento, Rafael explica que a chance de danos permanentes causados pelas formigas não é grande no Kindle, mesmo com as imagens sendo assustadoras. Ainda assim, se você já viu bugs perto de seus eletrônicos, é bom ficar de olho, pois, ao entrar em um aparelho, bugs maiores podem acabar causando danos mais sérios.
Como limpar o Kindle e evitar formigas eletrônicas
As vítimas de formigas que se tornaram virais com seus Kindles infestados usaram duas maneiras diferentes de se livrar dos insetos, e ambas não são recomendadas por especialistas. Enquanto Mariana Lopes Vieira colocou o produto na geladeira em um saco plástico para congelar as formigas, que funcionou e não danificou o aparelho, o vídeo que viralizou no TikTok mostra o enxame sendo erradicado com um inseticida.
- Amazon planeja suporte técnico para Echo, Kindle e muito mais no Brasil
Embora o congelamento seja capaz de causar problemas por causa do frio e dos líquidos envolvidos, os produtos químicos podem causar danos ao interior e ao exterior do aparelho, explica Rafael Rech di Muzio. A melhor forma de manter o produto seguro e realizar o extermínio seria abrir o aparelho e usar uma escova seca ou compressor de ar para tirar os bichos do Kindle.
A Blog do Plástico de Engenharia entrou em contato com a Amazon, que pretende lançar assistência técnica no país. A empresa destacou que os usuários podem solicitar o reembolso de livros comprados por engano em até sete dias.
“Os clientes também não devem usar seus aparelhos próximos a pias ou locais úmidos (caso o modelo não seja à prova d’água) e não devem deixá-los expostos a calor ou frio extremos”, explica a empresa. orientações específicas para formigasmas a dica para os assustados de plantão é manter a calma e evitar deixar eletrônicos próximos a locais que possam ter insetos.
Embora se saiba que muitos desses insetos se enterram no solo, espécies como Nylanderia amarela, bastante comuns no Brasil, costumam se esconder em locais com cavidades que podem gerar calor. Com isso, os eletrônicos, principalmente os “abandonados”, acabam se tornando lares interessantes para nidificação.
Mariana Vieira também recomenda: “Não deixe seu Kindle parado. Leia livros. De preferência literatura”.
Última atualização em 4 de agosto de 2022