Covestro se torna acionista da empresa BioBTX







Covestro e BioBTX: Parceria Estratégica para a Reciclagem Química

Covestro Torna-se Acionista da BioBTX: Avanços na Reciclagem Química

Introdução à Parceria

A Covestro, uma das maiores fabricantes mundiais de polímeros, anunciou recentemente sua participação estratégica na BioBTX, uma empresa especializada em reciclagem química. Esta parceria visa construir a primeira planta mundial de demonstração da Tecnologia ICCP na Holanda, marcando um passo importante rumo à economia circular e à neutralidade climática.

Objetivo e Importância do Investimento

Transformação de Resíduos em Recursos Valiosos

A tecnologia desenvolvida pela BioBTX permite a produção de químicos essenciais como benzeno, tolueno e xileno a partir de resíduos plásticos orgânicos e mistos. Esses compostos são fundamentais para a indústria química, usados na produção de diversos tipos de plásticos.

Escala do Investimento

A Covestro está investindo uma quantidade significativa, no meio da faixa de um dígito de milhões de euros, na cooperação com a BioBTX. Além disso, outras empresas financeiras como Invest-NL e Infinity Recycling também estão envolvidas no projeto.

Visão da Covestro para Economia Circular

“Nossa visão é estar totalmente alinhados à economia circular e neutralidade climática, e estamos buscando todas as inovações que nos aproximem deste objetivo”, afirma Thorsten Dreier, CTO da Covestro.

Detalhes da Planta de Demonstração

Capacidade de Conversão

Quando estiver em operação, a planta de demonstração poderá converter 20 quilotons de resíduos plásticos mistos por ano. Este é um passo intermediário crucial para a implementação da tecnologia em escala industrial.

O Papel da ICCP

A tecnologia ICCP da BioBTX suaviza as complexidades do tratamento de resíduos mistos de diferentes fontes de materiais, tornando-os adequados para o processo de reciclagem química.

Programa de Capital de Risco da Covestro

Fomento à Inovação

O investimento na BioBTX faz parte do programa de capital de risco da Covestro, que aposta em jovens start-ups e scale-ups com produtos, soluções e modelos de negócios inovadores. Dessa forma, a empresa promove iniciativas empreendedoras dentro e fora de seus negócios principais.

Outras Iniciativas de Reciclagem

A parceria entre Covestro e BioBTX inclui ainda dois acordos de desenvolvimento conjunto para explorar novas possibilidades de reciclagem para produtos Covestro e otimizar a performance de plantas de produção por meio da digitalização.

Projeto Circular Foam

As empresas já possuem uma colaboração de mais de quatro anos, tendo lançado o projeto Circular Foam, financiado pela União Europeia, que visa a reciclagem de espuma rígida de poliuretano a partir da pirólise.

Construindo um Novo Ecossistema Circular

“Estamos muito felizes em levar nossa expertise nos campos de desenvolvimento de aplicações, pesquisa e desenvolvimento digital e reciclagem química para o projeto e, em troca, contribuir para um novo ecossistema circular europeu com foco no resíduo plástico”, explica Torsten Heinemann, Head de Inovação e Sustentabilidade na Covestro.

Impacto da Parceria para o Futuro

Um Passo para a Sustentabilidade

“Com sua participação na BioBTX e a construção da planta de demonstração, a Covestro está dando um importante passo rumo a uma indústria química sustentável”, declara Ton Vries, CEO da BioBTX.

Operação da Planta

A planta de demonstração está programada para entrar em operação no início de 2027, o que marca um avanço significativo na reciclagem de resíduos plásticos.

Sobre a Covestro

A Covestro é uma das principais fabricantes mundiais de polímeros de alta qualidade, atendendo clientes em indústrias-chave como mobilidade, construção, setor eletroeletrônico, esportes e lazer, telecomunicações e saúde. A empresa tem como meta se tornar totalmente circular e atingir a neutralidade climática para suas emissões de escopo 1 e 2 até 2035 e zerar suas emissões de escopo 3 até 2050.

Conclusão

A parceria entre Covestro e BioBTX exemplifica o potencial transformador das colaborações estratégicas na luta pela sustentabilidade. Com investimentos robustos e um foco na inovação, ambas as empresas estão pavimentando o caminho para um futuro mais verde e circular.

Foto: Covestro (divulgação)

Blog Plástico de Engenharia Facebook

Tags: BioBTX, Covestro, Economia Circular, Plásticos, Reciclagem, Reciclagem Química





#Covestro #tornase #acionista #empresa #BioBTX

Última atualização em 8 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Xiaomi Mix Fold 4: O Dobrável 'Mais Fino do Mundo' Pode Ter Lançamento Global

Next Article

Com Plano Safra recorde, Banco do Brasil deseja focar mais no médio produtor




Related Posts