O crescimento da bovinocultura em Mato Grosso com eficiência, rentabilidade e sustentabilidade

Investimentos em gestão e tecnologias nutricionais inovadoras impulsionam a produtividade da pecuária em Mato Grosso

Mato Grosso, o estado com o maior rebanho bovino do Brasil, tem conseguido enfrentar diversos desafios e obter resultados cada vez mais promissores na pecuária de corte. Ao longo dos últimos anos, a região tem registrado um crescimento significativo na produtividade e nos ganhos financeiros, graças a investimentos em gestão e tecnologias nutricionais inovadoras. Além disso, os produtores têm buscado práticas mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e os aspectos sociais e econômicos.

Expansão do rebanho e aumento da produtividade

De acordo com dados do IBGE, entre 2016 e 2022, o plantel bovino de Mato Grosso cresceu 12,3%, atingindo a marca de 34,2 milhões de cabeças. Nesse mesmo período, a produtividade da pecuária aumentou 11%, chegando a 79,1 quilogramas por hectare/ano. Esses resultados refletem diretamente no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de bois, que mais do que dobrou, passando de R$ 10,9 bilhões para R$ 25,8 bilhões, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Sustentabilidade como meta

O aumento da eficiência na utilização de recursos é um dos fatores-chave para a melhoria dos resultados na pecuária de Mato Grosso. Ao produzir mais carne em uma menor área, os produtores conseguem otimizar a produção e reduzir os impactos ambientais de sua atividade. A zootecnista e médica veterinária João Vitor Miralhe Pinto, gerente de vendas da Alltech na região, destaca a importância de conciliar ganhos produtivos, sustentabilidade e aspectos sociais e econômicos.

Gestão como estratégia para resultados

Um dos fatores que contribui para o bom desempenho da pecuária em Mato Grosso é a adoção de estratégias de gestão nas propriedades. Ao trabalhar de forma personalizada em cada fazenda, especialistas acompanham as métricas do negócio para identificar oportunidades de melhoria. A margem de lucro é o foco principal, e produtos e tecnologias de nutrição e manejo são utilizados estrategicamente, visando potencializar os ganhos. Para os próximos passos, a evolução na gestão de pessoas é um dos desafios a serem enfrentados, de acordo com Guilherme Silveira, gestor da Silveira Consultoria e Gestão Pecuária.

Adaptação e inovação

Em um cenário em constante transformação, os produtores de Mato Grosso entendem a importância de se adaptar e buscar novas estratégias para produzir de maneira sustentável. Mauricio Piona, médico veterinário e mestre em Produção Animal, ressalta a importância de mensurar resultados para promover melhorias. A partir de um diagnóstico detalhado da propriedade, é possível organizar a produção e indicar o uso de produtos de alta tecnologia, como os da Alltech, parceira de longa data da Silveira Consultoria. Essas soluções podem impulsionar a produção sustentável e a rentabilidade dos produtores.

Soluções para desafios específicos

Mato Grosso também se destaca na produção agrícola, o que resulta em subprodutos que podem ser aproveitados na pecuária. No entanto, é necessário ter atenção especial ao controle de micotoxinas, devido ao tempo de armazenamento e às condições de conservação desses produtos. Estudos apontam que as micotoxinas representam uma preocupação séria, estando presentes em 100% das dietas analisadas nos confinamentos brasileiros. Especialistas recomendam o uso de adsorventes de micotoxinas, como o Mycosorb®, que têm se mostrado eficientes na redução dos efeitos negativos da contaminação e na otimização do desempenho dos animais.

Evento “Boi Que Deixa Dinheiro”

A Silveira Consultoria promove a segunda edição do evento “Boi Que Deixa Dinheiro” nos dias 26 e 27 de fevereiro em Cuiabá, Mato Grosso. Especialistas irão compartilhar experiências e discutir as perspectivas futuras para o desenvolvimento da pecuária brasileira. A Alltech marcará presença no evento, apresentando sua linha completa de soluções para nutrição animal baseadas em ciência, incluindo o Mycosorb®, resultado de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

Sobre a Alltech

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech é líder global em tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Com soluções inovadoras, a empresa busca melhorar a saúde e a nutrição de plantas e animais, visando oferecer produtos mais nutritivos para as pessoas e reduzir o impacto ambiental das atividades agropecuárias.

#Bovinocultura #Mato #Grosso #cresce #eficiência #rentabilidade #sustentabilidade

Última atualização em 1 de março de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Biotecnologia - a ciência do futuro já presente

Next Article

Proposta de Depreciação Acelerada é Apresentada pelo Governo




Related Posts