Avicultura em Santa Catarina destaca-se na exportação e produção de frangos, patos, marrecos e perus

Avicultura em Santa Catarina: Impulsionando a Economia e Garantindo Qualidade

Avicultura como Pilar Econômico de Santa Catarina

Santa Catarina é um verdadeiro gigante na produção avícola. O estado se destaca como o maior exportador nacional de carnes de patos, marrecos e perus, e é o segundo maior em produção e exportação de frangos. No Dia da Avicultura, celebrado em 28 de agosto, é essencial ressaltar não apenas a produção, mas também o compromisso da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e das empresas vinculadas com políticas públicas que fomentam a produção e garantem a sanidade avícola.

O Sistema de Integração na Avicultura Catarinense

Produção Anual Impressionante

Segundo dados do Observatório do Agro/2023, a avicultura em Santa Catarina opera predominantemente através de um sistema de integração. Esse modelo de produção é uma verdadeira força, com um impressionante abate de 883,3 milhões de aves ao ano. Desse total, 870,9 milhões são frangos, 9,9 milhões são perus e 2,5 milhões são patos e marrecos. O Valor de Produção Agropecuária (VPA) do setor avícola catarinense em 2023 foi de cerca de R$ 12,6 bilhões.

Exportações Catarinenses: Um Impacto Global

Em termos de exportação, Santa Catarina é líder nacional em carnes de patos e marrecos, com 3,5 mil toneladas, representando 99,8% das exportações nacionais. Além disso, é o maior exportador de carne de perus e derivados com 27,6 mil toneladas (39,7% das exportações nacionais) e o segundo maior em carne de frango e derivados, com 1,1 milhão de toneladas (22,8% das exportações nacionais). Considerando a exportação de todos os tipos de carne, o estado alcança 137 destinos, com países como Japão, Países Baixos, Emirados Árabes Unidos e China recebendo a carne de frango catarinense.

A Força dos Produtores Catarinenses

Números de Produtores

A avicultura catarinense é composta por mais de cinco mil produtores de carne de frango, 349 produtores de perus e 50 de patos e marrecos. Conforme avalia Valdir Colatto, secretário de estado da Agricultura e Pecuária, o setor da avicultura é um verdadeiro motor para a economia de Santa Catarina, representando 64% das exportações do estado. “A avicultura é muito importante para a economia de Santa Catarina e do Brasil. Somos reconhecidos pelo trabalho sério e comprometido do Governo do Estado e de toda cadeia produtiva, que se dedica e impulsiona o setor, fazendo da produção e exportação de carnes uma referência para o país e exterior”, destaca Colatto.

Programas de Fomento e Sustentabilidade

Investimentos em Infraestrutura e Sustentabilidade

A SAR investe em diversos programas, operacionalizados pela Epagri, para ampliar e agregar valor ao sistema avícola do estado. Esses programas incluem a subvenção de juros para investimento em infraestrutura, melhoramento do solo e da água, preservação ambiental, alimentação e saúde das aves. Um exemplo é o Programa Financia Agro SC, que visa melhorar sistemas produtivos, facilitar o acesso à energia elétrica, estimular a inovação, agregar valor e apoiar a legalidade produtiva.

Programa Terra Boa

O Programa Terra Boa foca na correção do solo, uso de sementes de milho de alto potencial e cobertura do solo. Além disso, promove a produção de grãos para a fabricação de ração para a alimentação animal.

Programa Pronampe Agro SC

O Programa Pronampe Agro SC visa aumentar a competitividade dos sistemas produtivos nas propriedades rurais através da subvenção de juros para projetos de investimentos.

Programa Água no Campo

O Programa Água no Campo trabalha na captação, armazenamento, tratamento e distribuição de água, proteção de nascentes e práticas de recuperação, conservação e manejo do solo e da água nas propriedades rurais. Esses sistemas são essenciais para a saúde animal e a preservação do meio ambiente.

Sanidade Avícola

Os produtores também contam com o Programa de Sanidade Avícola, coordenado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O programa foca na prevenção, monitoramento, certificação, vigilância, educação sanitária, detecção precoce e controle de enfermidades em avicultura. Dessa forma, os programas da SAR/Cidasc são fundamentais para garantir a qualidade, sanidade e alta produtividade das aves no estado.

Considerações Finais

Santa Catarina se destaca no cenário nacional e internacional pela robustez do seu setor avícola. A combinação de uma cadeia produtiva comprometida e eficiente, com políticas públicas de incentivo e sustentabilidade, fazem do estado uma referência em produção e exportação de carnes de aves. Isso não só fortalece a economia local, mas também assegura a qualidade e a saúde dos produtos, beneficiando consumidores ao redor do mundo.


#Avicultura #Santa #Catarina #referência #exportação #produção #frangos #patos #marrecos #perus

Última atualização em 29 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Preços dos combustíveis apresentaram variações leves nas capitais brasileiras, avalia IPTC

Veja como os preços dos combustíveis estão mudando nas capitais do Brasil, segundo avaliação do IPTC!

Next Article

Apple interrompe iPadOS 18 no iPad Pro com M4 após problemas de travamento nos dispositivos




Related Posts