Os consumidores estão acusando a fabricante sul-coreana Samsung de reduzir propositalmente o desempenho de uma série de aplicativos nos smartphones da empresa. A ação ocorre sem motivo aparente e sem comunicação com os consumidores.
De acordo com postagens no Twitter e no YouTube, além das reclamações de usuários da Coreia do Sul nos fóruns da marca, este é um caso de estrangulamento — quando a marca aciona propositalmente “freios” em alguns aplicativos para atingir algum objetivo, como economizar bateria ou evitar superaquecimento.
A Samsung criou um aplicativo chamado GOS e usou o aplicativo para limitar o desempenho do jogo, piorando a experiência do jogo. No entanto, de acordo com o que a comunidade coreana descobriu hoje, a Samsung confirmou que colocou limites de desempenho em mais de 10.000 aplicativos… pic.twitter.com/U58AreZZoo
(@GaryeonHan) 2 de março de 2022
Testes realizados pela comunidade indicam que há uma lista de mais de 10 mil aplicativos com a desaceleração forçada, incluindo jogos, redes sociais e até serviços próprios da Samsung.
Todos poderiam rodar melhor nos smartphones da marca, mas acabam limitados sem explicação aparente.
A suspeita cresceu quando os usuários perceberam que os aplicativos de benchmark, que avaliam o desempenho do smartphone com base em uma série de tarefas, não foram afetados pela limitação.
De quem é a culpa?
Aparentemente, o responsável por frear o desempenho de alguns aplicativos é o Serviço de otimização de jogos (GOS)uma plataforma interna da Samsung que deve alterar as configurações para que os jogos funcionem melhor — mas que não deve ter o efeito contrário, ou seja, reduzir o desempenho de outros apps.
As fontes que relataram a reclamação divergem ao indicar em quais smartphones esse aplicativo está presente: alguns dizem que ele roda por padrão nas linhas Galaxy S21 e Galaxy S22.
Caso semelhante ocorreu com o OnePlus, que reconheceu a manobra após investigações e posteriormente permitiu que o “modo otimizado” fosse desligado pelo usuário.
lado da Samsung
Em comunicado enviado ao site sul-coreano Naver e reproduzido por Autoridade Androido fabricante afirma que “está conduzindo seriamente uma investigação interna” para encontrar a fonte exata e a causa do problema.
Um anúncio oficial deve ser feito em breve pela marca.
Última atualização em 6 de setembro de 2022