Na última terça-feira (28), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma consulta pública sobre o proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. Consulta Pública 45/2022 propõe que todos os carregadores de smartphones vendidos no Brasil utilizem o USB-C.
Recentemente, o Parlamento Europeu apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento do cabo USB Type-C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.
Nos Estados Unidos, um comitê de legisladores tomou uma decisão semelhante e pediu ao Departamento de Comércio que padronizasse os carregadores com fio. Além de eliminar custos desnecessários para os clientes, a estratégia ajudará a reduzir o lixo eletrônico e facilitará a compra de smartphones.
Um dos problemas da padronização na Europa é a resistência da Apple, que utiliza cabos Lightning em seus aparelhos.Fonte: Shutterstock
Padronização USB-C
A Anatel avaliou a possibilidade estudando o assunto em outras nações e propôs o projeto para desenvolver uma estratégia semelhante no cenário brasileiro. A consulta pública está aberta à participação no site oficial do Anatel participa até 26 de agosto de 2022.
Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronizar a interface de carregamento de smartphones — aliás, a padronização da agência já foi estudada em fóruns internacionais.
- Anatel apreende 5.700 produtos ilegais em armazéns da Amazon
“Em 2019, por exemplo, os servidores submeteram e obtiveram aprovação para contribuições para a Recomendação L.1000 – Solução universal de adaptador e carregador de energia para terminais móveis e outros dispositivos portáteis de TIC, que define os requisitos gerais para um carregador universal e fonte de energia em dispositivos móveis terminais. Essa recomendação indica a interface USB Type-C como padronização de conector e protocolo para alimentação em terminais móveis”, revelou em comunicado oficial.
Assim como no exterior, a decisão deve influenciar principalmente o modelo de negócios da Apple, que usa a conexão Lightning em produtos como o iPhone. No entanto, como a mudança ainda pode demorar para ser aprovada, a tendência é que a empresa
Última atualização em 10 de agosto de 2022