A Qualcomm apresentou nesta terça-feira (9) seu novo modem 5G, o Snapdragon X65, primeiro aparelho do gênero com velocidade de 10 Gigabits por segundo, que vai alimentar aparelhos de ponta a partir do final deste ano, o que pode incluir o uso de X65 em iPhones da Apple em 2022.
A velocidade prometida ainda é teórica, já que nenhuma rede 5G comercial atualmente suporta conexões de 10Gbps, velocidade praticada apenas nos laboratórios das operadoras. Mas a empresa americana garante que, até ao final de 2021, a funcionalidade estará disponível não só para smartphones, mas também para PCs, hotspots móveis, robôs e redes 5G privadas de empresas.
Fonte: Qualcomm/DivulgaçãoFonte: Qualcomm
Especificações do Snapdragon X65
O X65 apresentado hoje não só garante uma velocidade 33% mais rápida do que o modelo anterior, como também oferece mais autonomia de bateria. Além disso, a cobertura será melhor, a latência será menor e os aplicativos serão mais responsivos do que com a tecnologia X60.
De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon X65 é o primeiro modem com suporte para a próxima especificação 3GPP Release 16, também chamada de “5G phase 2”, projetada para melhorar aspectos como conectividade MIMO massiva de dispositivos sem fio a uma antena e também o consumo de energia .
A conectividade MIMO (Multiple Input/Multiple Output) “massiva” significa efetivamente que mais pessoas em uma rede podem fazer videochamadas claras e confiáveis (em telemedicina, por exemplo) ou enfrentar seus oponentes em jogos de streaming.
Fonte: PCMag/ReproduçãoFonte: PCMag
Atualizações futuras e inteligência artificial
Além de seus recursos exclusivos, o Snapdragon X65 foi projetado dentro de uma arquitetura atualizável, o que permite que ele receba melhorias ou personalizações no futuro. O objetivo, segundo a Qualcomm, é que a adoção de novos recursos permita estender a vida útil do aparelho, ajudando a reduzir o custo total de propriedade.
Junto com o modem, a Qualcomm traz o módulo de antena 5G de quarta geração, o QTM545, que suporta maior potência de transmissão e todas as frequências globais mmWave, ondas milimétricas sem fio que operam a partir de 24 GHz.
Por último, mas não menos importante, a Qualcomm apresenta um recurso chamado “tecnologia de ajuste de antena AI”, que garante 30% mais precisão na maneira como o usuário segura o smartphone, ajustando dinamicamente o uso das antenas para que ele tenha a melhor recepção possível.
Última atualização em 25 de janeiro de 2023