Qual é a diferença entre o Apple M1 e o Apple M2? Ver comparação

Na última segunda-feira (6), o Maçã revelou o esperado Maçã M2, segunda geração da poderosa linha de processadores da empresa Cupertino. Com promessas de grandes saltos de desempenho e eficiência, colocamos o novo modelo ao lado do M1lançado em 2020, para fazer uma comparação teórica e ver o que há de novo para os usuários.

Confira abaixo uma comparação entre o Apple M1 e o Apple M2, chips da Apple baseados na arquitetura ARM.

5nm e 8 núcleos estão de volta

Essencialmente, o M2 traz um padrão muito semelhante com seu antecessor. Ambos os chips têm um processo de fabricação de cerca de 5 nanômetros. E embora a litografia seja a mesma, a Apple está apresentando sua segunda geração de 5nm baseada em ARM, mas isso não deve representar grandes saltos trabalhando sozinha. A contagem de transistores teve um “leve” aumento de 16 para 20 bilhões no M2.

a linha Silício de Maçã utiliza a famosa arquitetura híbrida, e com a nova geração a empresa mantém o padrão de 8 núcleos, sendo 4 núcleos de eficiência e 4 núcleos de desempenho. Em suma, os núcleos de desempenho são destinados a tarefas mais complexas, como renderização de vídeos, enquanto os núcleos de eficiência se preocupam com janelas e navegadores em segundo plano, por exemplo.

Fonte: Apple/divulgação

Durante a apresentação na WWDC, a empresa reiterou que o principal objetivo do novo processador é maximizar o desempenho, otimizando a eficiência energética e, consequentemente, o aquecimento. Colocando as duas gerações lado a lado, o M2 oferece 18% mais desempenho multi-threaded na CPU do que seu antecessor.

  • Apple M2, iOS 16, novo MacBook Air e mais anúncios da WWDC 2022

GPU recebe mais 2 núcleos

Falando em processamento gráfico, a GPU que chega com o novo modelo conta com 10 núcleos contra os 8 núcleos do M1. O cache L2 ganhou melhorias, maior largura de banda e o projeto deve ter cerca de 3,6 teraflops.

Fonte: Apple/Divulgação

No lado do vídeo, a placa gráfica pode entregar até 35% mais desempenho em plena capacidade, consumindo mais alguns watts. Quando falamos do mesmo consumo de energia do M1, o novo chip gráfico oferece ganhos de até 25%.

Outras especificações

O M2 também traz algumas mudanças estruturais importantes, como o apoio até 24 GB de memória RAM com largura de banda de 100 GB/s no padrão LPDDR5X, enquanto o presente no M1 era o já conhecido LPDDR4X. A chegada dos módulos DDR5 deve impulsionar o desempenho da máquina graças a melhorias nos canais de comunicação dos pentes.

O M2 também terá melhorias no Neural Engine, que usa machine learning para aumentar o desempenho do dispositivo. Agora, a função terá 16 núcleos capazes de entregar até 15 trilhões de operações por segundo, gerando 40% mais desempenho que o M1.

uma Apple/Divulgação

Para profissionais de audiovisual, o novo chip suporta 8K com codificadores H.264 e HEVC e suporte para monitores externos de 6K. O Secure Enclave, que adiciona camadas extras de proteção ao MacBook Air e Pro, também foi atualizado e está mais poderoso.

  • Apple atualiza MacBook Air com novo design, M2 e mais cores

O Maçã M2 estará disponível no novo MacBook Air no final de 2022 e deve chegar em outros dispositivos não anunciados da empresa.

Última atualização em 14 de agosto de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Leilão traz produtos Samsung e JBL com lance mínimo de R$ 200

Next Article

Apple M2, iOS 16, novo MacBook Air e mais anúncios da WWDC 2022




Related Posts